Preocupado com a segurança dos dados que você armazena no seu iPhone e iPad? Aqui estão as etapas a serem seguidas para bloquear um iPhone com iOS 13. (Atualizado para iOS 13.1.2)

Por  

Você instalou o iOS 13 ou comprou um novo iPhone com o novo sistema operacional instalado? Aqui estão as configurações que você deve alterar e ajustar para proteger a segurança e bloquear o dispositivo, além de um tour por alguns dos novos recursos de segurança e privacidade incorporados à plataforma.

# 1: DEFINA UMA SENHA REALMENTE FORTE

A boa segurança do iOS começa com uma senha muito forte. Se isso é algo fácil de adivinhar, tudo o que você faz é praticamente inútil.

Não importa se você usa o Face ID ou o Touch ID para acessar o iPhone, você ainda precisa de uma senha, e quanto maior a senha que você pode usar – e lembre-se -, melhor.

Vá para  Configurações  >  ID do rosto e código de acesso  (ou  Touch ID e código  de acesso em iPhones antigos), digite seu código de acesso existente e toque em Opções de código de acesso para obter um conjunto de opções. Escolha entre  Código alfanumérico personalizado  (o mais seguro) ou  Código numérico personalizado  (segunda melhor opção) ou  Código numérico de 4 dígitos  (eu não recomendo esta última opção).

# 2: BLOQUEAR CHAMADORES DESCONHECIDOS

Essa é uma ótima maneira de se livrar de chamadas incômodas e de spam. Para ativar esse recurso, vá para  Configurações  >  Telefone  > e  alterne para  Silenciar chamadas desconhecidas.

# 3: IMPEDIR QUE APLICATIVOS TENHAM ACESSO BLUETOOTH

Depois de instalar o iOS 13, você poderá encontrar uma variedade de aplicativos como o Facebook solicitando permissão para transmitir dados por Bluetooth. Você pode permitir ou negar o acesso quando os prompts forem exibidos ou acessar Configurações  > Privacidade > Bluetooth e fazer as alterações nesse local.

Observe que isso não afeta a transmissão de áudio para fones de ouvido e alto-falantes.

Nº 4: PREENCHIMENTO AUTOMÁTICO DE SENHA E GERENCIADORES DE SENHAS DE TERCEIROS

O iOS 13 agora vem com um recurso de preenchimento automático de senha que pode usar as informações armazenadas no Keychain do iCloud, além da capacidade de se conectar a aplicativos de senha de terceiros, como LastPass, Dashlane e 1Password.

Você pode encontrar esse recurso em  Configurações  >  Senhas e contas  >  Preenchimento automático de senhas .

Nº 5: VERIFIQUE SE AS ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS DO IOS ESTÃO ATIVADAS

O iOS 13 tem a capacidade de manter-se atualizado automaticamente, o que é uma ótima maneira de garantir que seu iPhone esteja totalmente atualizado.

Isso deve ser configurado automaticamente, mas você pode verificá-lo em Configurações > Geral > Atualização de software e verificar se as Atualizações automáticas estão ativadas.

# 6: O RASTREAMENTO WI-FI ESTÁ BLOQUEADO

No iOS 12, era possível rastrear os usuários do iPhone e iPad pelos pontos Wi-Fi públicos aos quais o dispositivo estava se conectando silenciosamente enquanto o proprietário cuidava dos negócios. Agora, essa capacidade foi bloqueada no iOS 13 para que você possa passear sem o medo de ser rastreado.

# 7: ASSUMA O CONTROLE SOBRE O COMPARTILHAMENTO DE LOCAL

Outra coisa que você deve ter notado após a instalação do iOS 13 é que você recebe notificações informando que os aplicativos estão usando os dados de seus locais e oferecendo a opção de permitir que isso continue ou bloqueie-os.

Não se preocupe, você pode mudar de idéia acessando  Configurações  >  Privacidade  >  Serviços de localização e alterando as permissões para seus aplicativos.

# 8: ENCONTRE SEUS DISPOSITIVOS

O iOS 13 tem um novo aplicativo interessante chamado Find My, que você pode usar para localizar seus amigos e familiares, compartilhar sua localização ou encontrar um dispositivo ausente.

Este aplicativo possui dois recursos interessantes, um é o recurso Habilitar localização offline que ajuda a encontrar dispositivos perdidos que não estão conectados a Wi-Fi ou Bluetooth. O outro é Enviar último local , que envia o local do dispositivo para a Apple quando a bateria está fraca.

# 9: CONTROLAR QUAL TOUCH ID / FACE ID É USADO PARA AUTENTICAR

Você deseja a conveniência do Face ID ou Touch ID, ou prefere a proteção adicional oferecida pelo código de acesso? O iOS 13 permite ativar e desativar o Face ID / Touch ID para:

  • Desbloqueio do iPhone
  • iTunes e App Store
  • Apple Pay
  • Preenchimento automático de senha

Vá para  Configurações  >  ID do rosto e código de acesso  (ou  Touch ID e código  de acesso em iPhones mais antigos) e insira seu código de acesso existente para assumir o controle.

# 10: CONTROLE O ACESSO AO QUE É ACESSÍVEL QUANDO O IPHONE OU IPAD ESTÁ BLOQUEADO

Controle quanto – ou quão pouco – você quer estar acessível em um dispositivo bloqueado. O iOS 12 oferece controle sobre o seguinte:

  • Visualização Hoje
  • Centro de Notificação
  • Centro de Controle
  • Siri
  • Responder com Mensagem
  • Controle Doméstico
  • Carteira
  • Retornar chamada perdida
  • Acessórios USB

A linha inferior é que, quanto mais você bloqueia, mais seguro seu dispositivo e dados serão. O recurso Acessórios USB é especialmente útil, pois impede que a porta Lightning seja usada para conectar-se a qualquer acessório se o seu iPhone ou iPad estiver bloqueado por mais de uma hora.

Vá para  Configurações  >  ID do rosto e código de acesso  (ou  Touch ID e código  de acesso em iPhones mais antigos) e insira seu código de acesso existente para assumir o controle.

# 11: DEFINIR PROTEÇÃO DE FORÇA BRUTA

O iOS possui proteção de força bruta integrada para impedir que um usuário não autorizado tente adivinhar seus códigos.

Vá para  Configurações  >  ID do rosto e código de acesso  (ou  Touch ID e código  de acesso em iPhones antigos), digite seu código de acesso existente e role para baixo até  Apagar dados .

Após 10 tentativas (no final, haverá um bloqueio de tempo para desacelerar o processo de entrada), a chave de criptografia será excluída e seus dados serão limpos.

Nº 12: VERIFIQUE A REUTILIZAÇÃO DA SENHA

Se você usar o Keychain do iCloud para armazenar senhas da Web, agora poderá usá-lo para verificar a reutilização da senha (o que é ruim, por isso não faça isso!).

Vá para  Configurações  >  Senhas e Contas  >  Website & App senhas  e autenticar com qualquer cara ID / ID toque ou o código de acesso.

Você verá um triângulo cinza com um ponto de exclamação próximo a qualquer entrada reutilizada. Para alterar a senha, toque em  Alterar senha no site .

# 13: REDUZIR O TEMPO LIMITE DA TELA DE BLOQUEIO

Quanto mais curta você definir a configuração de tempo limite da tela de bloqueio (existem opções que variam de 30 segundos a nunca), mais rápido a exibição do iPhone ou iPad exigirá autenticação para acessá-la.

Você pode alterar o tempo de bloqueio automático acessando  Configurações  >  Visor e brilho  >  Bloqueio automático .

# 14: DESATIVE A BIOMETRIA PARA FORÇAR A ENTRADA DA SENHA

Aqui está um truque simples de saber que permite desativar o Face ID ou o Touch ID e forçar o uso da senha.

Para fazer isso, pressione o botão liga / desliga cinco vezes (apenas cancele o recurso de chamada de emergência do SOS, se você o tiver ativado).

# 15: CONFIGURAR AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES

Uma das melhores maneiras de proteger seus dados é configurar e usar a autenticação de dois fatores. Isso significa que, mesmo que um invasor tenha seu nome de usuário e senha do iCloud, a Apple enviará um código de autenticação do dispositivo escolhido, o que deve bloquear a maioria dos ataques.

Vá para  Configurações  > e toque no seu nome na parte superior da tela, vá para  Senha e segurança e escolha  Autenticação de dois fatores .

Ao configurar a autenticação de dois fatores, você também pode configurar uma  Chave de recuperação .

Depois de definido, sem essa chave ou outro dispositivo conectado com seu ID Apple, você não poderá redefinir sua senha.

# 16: CONTROLE DE VAZAMENTO DE DADOS DE NOTIFICAÇÃO

As notificações exibidas na tela de bloqueio podem vazar informações confidenciais.

Para interromper isso, vá para  Configurações  >  Notificações  >  Mostrar visualizações  e altere a configuração para  Quando desbloqueado  ou  Nunca .

# 17: MAIS CONTROLE COM O SAFARI

No iOS 13, o navegador Safari agora tem a capacidade de controlar o acesso a recursos como a câmera, o microfone e a localização atual por site.

Vá para Configurações > Safari e procure as opções em Configurações para sites

Fonte: ZDNET