Por: Ramon de Souza

Todo mundo já sabe que os criminosos cibernéticos estão se aproveitando da pandemia da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019 ou simplesmente coronavírus) para aplicar fraudes em internautas desavisados. Porém, desta vez, alguém foi longe demais. Como identificado e reportado pela equipe de especialistas da Malwarebytes Labs, um (ou uma equipe) golpista chegou ao ponto de criar um site para promover um software que, teoricamente, lhe tornaria invulnerável à doença. Sim, estamos falando do incrível e revolucionário Corona Antivirus!

É óbvio que tudo não passa de uma grande piada — ainda estamos tentando descobrir se ela é de mau ou de bom gosto. De qualquer forma, o site fraudulento (muito bem construído, diga-se de passagem) vai além e diz: “Nossos cientistas da Universidade da Harvard estiveram trabalhando no desenvolvimento de uma inteligência artificial para combater o vírus usando um app para Windows. Seu PC te protege ativamente contra o coronavírus (Cov) enquanto o app estiver sendo executado”.

Print screen do site que promovia antivírus fraudulento (Reprodução: Malwarebytes Labs)

Ao instalar a aplicação, porém, o internauta começará a ter sintomas de fortes dores de cabeça: o software está infectado com o trojan de acesso remoto (RAT) BlackNET, o que significa que a máquina poderá receber comandos remotos e até mesmo fazer parte de uma botnet. Felizmente, no momento em que esta matéria foi escrita, a página que hospedava o milagroso antivírus já havia sido retirada do ar — porém, é essencial manter-se atento para novos golpes do mesmo tipo.


Fonte: Malwarebytes Labs e The Hack