Resultado de imagem para Dell  RSA

Dell considera vender RSA adquirida em 2016. A empresa adquiriu a RSA como um componente de sua compra da EMC em 2016.  A Dell Technologies está considerando a possível venda de sua divisão de segurança da RSA, esperando que esse acordo possa valer US $ 1 bilhão, de acordo com a Bloomberg , que cita “pessoas familiarizadas com o assunto”.

O relatório da Bloomberg observa, no entanto, que fontes dizem que os executivos da Dell estão considerando apenas a ideia de vender a RSA e que nenhum acordo está em andamento.

A RSA ajuda as empresas a detectar, investigar e responder a riscos de segurança, além de reduzir o roubo de propriedade intelectual, a fraude e o cibercrime, de acordo com o relatório anual da Dell. A RSA, que afirma ter mais de 30.000 clientes, talvez seja mais conhecida por seus tokens de software, que geram códigos aleatórios para permitir o acesso às redes corporativas.

Segundo a Bloomberg, a Dell, uma das maiores fabricantes de computadores pessoais do mundo, informou que as vendas aumentaram 2% no trimestre encerrado em 2 de agosto em relação ao ano anterior, com o crescimento das vendas corporativas de desktops e laptops superando a fraqueza em seus negócios de servidores e armazenamento.

A Dell adquiriu a RSA em 2016 como parte de sua compra da EMC por US $ 67 bilhões e como parte desse acordo, a Dell também adquiriu a VMware, especializada em virtualização e tecnologias de nuvem híbrida, e a Pivotal, que cria ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos nativos da nuvem.

A EMC , mais conhecida por produtos de armazenamento, por sua vez havia adquirido a RSA em 2006 por cerca de US $ 2,1 bilhões.

Segundo o Bank Info Security , um porta-voz da Dell se recusou a comentar o relatório da Bloomberg.

RSA e Dell

Desde que a Dell anunciou seu mega acordo com a EMC há três anos, a empresa permitiu que a RSA operasse de maneira independente, enquanto a Dell se concentrou fortemente em hardware de computador e iniciativas de computação em nuvem híbrida.

A RSA é conhecida por desenvolver software de segurança que suporta governança, risco e conformidade, além de gerenciamento avançado de ameaças. Um de seus produtos mais conhecidos são seus tokens de autenticação multifator SecurID. A empresa também organiza a RSA Conference anual em São Francisco, o maior evento de segurança cibernética do mundo.

Em seu último relatório anual publicado em março, a Dell observa que a RSA “fornece soluções essenciais de segurança cibernética projetadas para permitir que as organizações detectem, investiguem e respondam a ataques avançados, confirmem e gerenciem identidades e, finalmente, ajudem a reduzir o roubo de IP, fraude e crimes cibernéticos.

Em seu relatório anual, a Dell não divide a receita da RSA em uma categoria própria, mas agrupa a receita da divisão de segurança com outras partes da empresa em uma coluna “outros negócios”. Em seus próprios materiais, a RSA observa que possui cerca de 30.000 clientes em todo o mundo.

Estratégia de segurança diferente

Mesmo se vender a RSA, a Dell ainda tem interesse em segurança, especialmente se estiver alinhada com sua estratégia geral de computação em nuvem.

Em agosto, a unidade VMware da Dell anunciou que iria adquirir a empresa de segurança em nuvem Carbon Black em um acordo de US $ 2,1 bilhões em dinheiro para reforçar o portfólio de segurança da gigante da virtualização, especialmente em torno de proteção de terminais e aplicativos (consulte: VMware Adquirindo Carbon Black para aumentar o portfólio de segurança ).

Quando esse anúncio foi feito, o CEO da VMware, Pat Gelsinger, observou que a Carbon Black forneceria tecnologias e conhecimento de segurança para clientes que criam ambientes de nuvem híbrida e multicloud, bem como para as empresas envolvidas em suas próprias estratégias de transformação digital.

Charles King, presidente e analista da Pund-IT, empresa independente de consultoria em TI com sede em Hayward, Califórnia, observa que, se a Dell vender a RSA, isso ajudará a otimizar as ofertas de segurança da empresa e evitar a sobreposição com o que o Carbon Black oferece.

O foco da Carbon Black na segurança da nuvem híbrida está bem alinhado com as estratégias mais abrangentes de soluções empresariais completas da VMware e da Dell“, disse King ao Information Security Media Group.

Embora a criptografia e o gerenciamento de chaves públicas ainda sejam um fator significativo na computação corporativa, é provável que sua posição diminua com o tempo“, acrescenta King. “Em outras palavras, colocar a RSA no mercado faria sentido tanto prática quanto estrategicamente para a Dell. O valor que US $ 1 bilhão em dinheiro poderia fornecer para financiar outras aquisições ou pagar dívidas também é um bom adoçante“.

Fontes: Minuto da Segurança, Bank Info Security e Bloomberg