A cidade de Joanesburgo disse que não pode confirmar a autenticidade da demanda de resgate e que suas unidades forenses e de TI estão investigando o ataque.

Hackers derrubaram o sistema do Conselho da Cidade de Joanesburgo, visando computadores de funcionários do governo local no centro econômico da África do Sul, disseram autoridades da cidade nesta ultima sexta-feira.

Os hackers supostamente exigiram resgate em bitcoins em troca da reativação de links da internet e de emails para os sistemas de cobrança da cidade, informou a mídia local.

“Você está sentado trabalhando e uma mensagem aparece na tela do computador que então fica azul. Você tenta reiniciar, desligar e nada. Algumas mensagens exigem dinheiro, outras ameaçam atacar os funcionários (fisicamente)”, disse o porta-voz da cidade, Ntahtise Modingwane.

“Percebemos rapidamente e desligamos todo o sistema”, disse Modingwane. “Estamos trabalhando 24 horas e o sistema deve voltar a funcionar durante o fim de semana”.

A empresa de distribuição de eletricidade City Power sofreu um ataque semelhante em julho, quando um vírus de ransomware implantado em seus sistemas por hackers desconhecidos atingiu seus clientes pré-pagos, de acordo com o site de notícias local News24.

O ransomware é um tipo de malware que criptografa os arquivos da vítima, com o hacker normalmente exigindo pagamentos para restaurar o acesso.

Por Agência Reuters