Apple sugere que todos os usuários baixem a versão 12.4.1

Autor: Joyce Macedo

Já ouviu falar do termo jailbreak? Há pouco mais de cinco anos era comum que usuários da Apple executassem o famoso desbloqueio em seus dispositivos para obter os diversos aplicativos que eram gratuitos para Android, mas que custariam alguns dólares aos aderidos do iOS. Essa época passou e, hoje em dia, a Maçã tem uma oferta bem semelhante à dos seus concorrentes, ou seja, o jailbreak não é mais necessário e parecia, de fato, extinto, mas uma falha recente o trouxe à tona novamente.

Foi no iOS 12.1.3 que a brecha ressurgiu e chamou a atenção de jailbreakers, que aproveitaram para voltar à ativa. O erro persistiu no 12.2 e foi corrigido no 12.3. Até então, tudo parecia certo até que, em julho, a Apple lançou o iOS 12.4 e repetiu a Sock Puppet, mesma falha de antes.

Agora, depois de um mês, a Apple anunciou o iOS 12.4.1 para corrigir os problemas de segurança herdados das versões anteriores. Foi tempo o suficiente para que um novo jailbreak fosse criado, entretanto, a nova versão veio para acabar, inclusive, com os possíveis ataques de hackers que se aproveitam da vulnerabilidade de aparelhos desbloqueados para criar aplicativos criminosos e roubar informações confidenciais de usuários.

A sugestão é que todos que possuem um dispositivo Apple equivalente atualizem o software para não correr mais riscos. De acordo com Ned Williamson, que trabalha no Projeto Zero do Google, o iOS 12.4.1 está “disponível para: iPhone 5s e posterior, iPad Air e posterior e iPod touch 6ª geração” e vai atuar contra “um aplicativo mal-intencionado que pode executar código arbitrário com privilégios de sistema”. Segundo nota da própria fabricante, a nova versão conta com “atualizações importantes de segurança e estabilidade”.

Fonte: Mac Rumors

TAGS