Lançado há pouco mais de um ano, projeto tem o objetivo de facilitar o compartilhamento de dados

Pouco mais de um ano depois de seu lançamento oficial, o Data Transfer Project revelou um novo conjunto de parceiros nesta semana. Um deles é a Apple, que anunciou que vai se juntar ao projeto, desenvolvendo sistemas interoperáveis para transmitir dados para o iCloud. As informações são do The Verge.

Conforme aponta o site especializado, diversas redes sociais também se juntaram ao grupo, com o projeto Solid de Tim Berners-Lee, permitindo a importação e exportação de contatos, e o Mastodon, possibilitando a importação e exportação de posts.

Como um projeto de código aberto destinado a facilitar a transferência de dados de um serviço para outro, o Data Transfer Project consiste, principalmente, em codificação de back-end para tornar as ferramentas de exportação de dados compatíveis com o Google Takeout e Facebook Access Your Information.

Atualmente, essas ferramentas permitem que os usuários façam o download de dados diretamente para HDs, mas a expectativa é de que futuramente o projeto permita que os dados sejam transportados diretamente para outros serviços. Caso os planos sejam concretizados, a medida permitirá que o usuário envie todas as fotos do Facebook para o Google Photos, por exemplo, sem etapas intermediárias e com maior segurança.

Já fazem parte do grupo a Google, Microsoft, Facebook e Twitter, mas o trabalho ainda está em andamento. De acordo com as informações, em breve os usuários devem receber novidades. Jessie Chavez, líder do Google no Data Transfer Project, afirmou em comunicado que os primeiros recursos devem ser disponibilizados nos próximos meses.

Fonte: Computer World