Empresa busca substituir tradicional método de segurança para utilizar novo sistema de reconhecimento facial Windows Hello

Convenhamos, senhas não são o método mais seguro para guardar nossas informações, tendo em vista que, na maioria das vezes, elas estão sob as chaves da nossa frágil memória. E a Microsoft reconhece isso.

A companhia anunciou nessa ultima semana, planos de remover as senhas tradicionais do Windows 10. A empresa está há meses trabalhando nesta atualização que será oficialmente lançada no ano que vem.

De acordo com o The Verge, a Microsoft vai usar o novo sistema Windows Hello com reconhecimento facial, impressão digital e PIN para desbloquear os computadores que operam com Windows 10.

Na prática, a opção de login com senha tradicional não vai mais estar disponível na tela de login. Para a empresa, mesmo que pareça o contrário, PINs são mais seguros que senhas.

O Windows 10 armazena as senhas de usuários em servidores em nuvem. Por estarem conectados à internet apresentam ameaças de vazamento ou ataques cibernéticos.

O PIN fica armazenado dentro do computador em um aparelho chamado Trusted Platform Module (TPM) que não se conecta à internet. Nesses casos, servidores podem estar compromissados e senhas descobertas, mas o reconhecimento facial ou PIN não podem ser afetados.

Fonte: Security Report