Resultado de imagem para LGPD obriga as empresas a quebrar ‘silos de dados’

Autores: Ana Paula Lobo e Rafael Mariano

Os modelos tradicionais, mesmo com aplicação tecnológica, foram criando ilhas isoladas de dados dentro da mesma instituição. Mas isso tende a mudar com a transformação digital e, especialmente, com a entrada em vigor no País da Lei Geral de Proteção de Dados.

“O desafio que a LGPD traz para as empresas em geral, e em particular para as instituições financeiras, é quebrar os silos que existem dentro das organizações. É comum que por conta de investimentos históricos em tecnologia sejam geradas estruturas isoladas”, avaliou o diretor de Cibersegurança e Privacidade da Capgemini, Leonardo Carissimi, em entrevista concedida durante o CIAB Febraban.

São movimentos que vão exigir mudanças de diferentes atores no ecossistema. Especialmente para aqueles prestadores que não têm presença internacional e que, portanto, ainda não foram obrigados a incorporar obrigações previstas, especialmente, na General Data Protection Regulation da União Europeia. Assistam à entrevista com Leonardo Carissimi, da Capgemini.

Fonte: Convergencia Digital