Resultado de imagem para Privacidade de Dados

Temos sido bastante impactados com a crescente demanda dos temas relacionados a Privacidade de Dados, tais como GDPR, LGPD, regulações internas e padrões de mercado, fazendo com que quem antes nunca havia lidado com o assunto recorra a nós e espere soluções que não inviabilizem suas atividades.

Tenho observado que estas solicitações, embora enquadradas nos assuntos acima, vêm de forma desordenada, verdadeiras bolas quadradas, exigindo de quem está à frente de nossa área seja alguém com senioridade e vivência suficientes não para resolver, mas sim para entender e endereçar as prováveis várias vertentes que se desdobram a partir de uma requisição.

Conhecimentos em Privacidade de Dados (conceitos e aplicabilidade), GDPR e LGPD (legislação, conceitos, aplicabilidade e frameworks), além de leis e padrões específicos de mercado e, quando aplicável, legislações de países específicos somados aos aspectos de Segurança da Informação com foco em GRC formam um bom portfólio intelectual para lidar com estas questões.

Adicionalmente, aspectos jurídicos devem ser alinhados e seu conhecimento (seja direto ou indireto – alocando ou se aliando a pessoas da área) são fundamentais para o sucesso nesta empreitada.

Entretanto, como habilidade essencial, acredito que a parte analítica seja o ponto mais sensível, pois ao receber um cenário, o profissional deve ter discernimento, espírito consultivo e buscar extrair ao máximo as informações necessárias para que se alinhe as expectativas com a viabilidade de se atender aos requisitos.

Sendo assim, um profissional que buscar as habilidades acima e tiver o poder analítico e de articulação será, sem  dúvida, alguém com sucesso nesta nova vertente do mercado.

Fonte: Blog do Rodrigo Magdalena