Resultado de imagem para Segurança da Informação como hábito

Adquirir um hábito passa pelas fazer de que o mesmo faça sentido, que o indivíduo tenha disciplina, que este hábito seja implementado por repetição e, naturalmente, será incorporado às demais funções cognitivas do ser humano.
Isso serve para qualquer aspecto, como praticar leitura, esportes, aprender uma língua estrangeira ou mesmo um novo estilo de vida.
Com Segurança da Informação não é diferente. Já vimos que corporações implementam estruturas, corpos de executivos e operações, definem estratégias, táticas e processos, implementam políticas, normas e procedimentos, visam o usuário e seu comportamento humano com programas de treinamento e conscientização e, por fim, mantém isso ainda com auditorias internas, externas e regulações.
Tudo isso faria sentido se todos pensassem da mesma forma. Porém, os seres humanos, por mais profissionalismo que possuam, não pensam, agem ou possuem os mesmos valores em comum.
O que é adequado para um, não é para outro; ao passo em que o exagero de um se mostra a displicência do próximo.
Por este motivo vejo que os programas de Segurança da Informação (especialmente o quesito Treinamento e Conscientização) falham, pois tratam a todos da mesma forma, pasteurizados e visando um denominador comum, não atingindo o que realmente possui valor para o indivíduo.
As campanhas não devem focar no corporativo ou no profissional, mas sim no indivíduo e, anterior a isso, um bom programa educacional em Segurança da Informação e Privacidade de Dados como política pública poderia ser implementado pelo governo ou pela sociedade, sendo algo já atribuído quando a pessoa se torna um profissional e, portanto, já possui tais valores e sabe de seus riscos e consequências.
Portanto, um campanha pessoal com foco na proteção das informações das pessoas e das famílias é um caminho interessante e que poderia compor os atributos necessários para que golpes sejam evitados, prejuízos sejam sentidos e futuros eventos sejam cometidos.
Fonte: Alerta Security