Segundo Sabri Haddouche, “qualquer coisa que renderiza HTML no iOS é afetada”. Bug não pode ser usado para rodar código malicioso, aponta especialista.

Uma nova falha descoberta no iOS pode travar e reiniciar um iPhone com algumas linhas de comando, de acordo com informações do TechCrunch. Segundo o pesquisador de segurança Sabri Haddouche, que descobriu o problema, afirmou ao site em questão, “qualquer coisa que renderiza HTML no iOS é afetada”.

A vulnerabilidade, conforme o especialista, tem relação com a engine de renderização web do iOS, o WebKit, que é obrigatória na plataforma da Apple, e também pode causar congelamentos no Safari, no macOS. Em seu texto, o TechCrunch destaca ter feito testes com o iOS 11.4.1 e confirma que o exploit trava e reinicia o iPhone.

Na última semana, Haddouche postou em seu perfil no Twitter um link para um site com o código em questão, além do código fonte do problema, que consiste basicamente em linhas de CSS e HTML. “Como forçar o reinício de qualquer aparelho iOS com apenas CSS?”, afirmou o pesquisador no post com os links.

Desta forma, é preciso ficar atento com possíveis ataques, uma vez que receber o link por redes sociais ou e-mail ou acessar uma página web que contenha o código pode travar e reiniciar o seu smartphone ou tablet da Apple.

Apesar dos óbvios problemas que o bug pode trazer para os usuários, vale destacar que, de acordo com Haddouche, esse novo ataque não pode ser usado para rodar códigos maliciosos.

Conforme o TechCrunch, o pesquisador diz ter entrado em contato com a Apple na última semana. Segundo ele, a empresa investiga o caso.

Fonte: IDG NOW