Soluções da SonicWall reduziram em 35% o número de chamadas ao Service Desk e ajudaram a companhia a manter o negócio alinhado às políticas de Segurança estabelecidas

Com 36 mil funcionários no Brasil e 1.500 unidades de negócios, a GRSA tinha um grande desafio pela frente: garantir a continuidade dos negócios e os serviços de suas bases remotas. Por conta disso, a gigante da área de Serviços investiu na tecnologia da SonicWall para assegurar sua complexa operação.

“A plataforma da SonicWall melhorou a conectividade do ambiente, além de garantir que nossa complexa infraestrutura de TI esteja alinhada às políticas de Segurança que estabelecemos”, destaca Fernando Ortiz de Oliveira, gerente de infraestrutura e segurança da GRSA.

Uma das principais missões da equipe de TI é garantir a continuidade dos negócios e serviços de suas unidades remotas. “Todas dependem completamente da conexão com os data centers para operarem suas aplicações – a principal é um sistema de front-end usada no atendimento ao cliente final”, diz Oliveira.

A grande aplicação corporativa da GRSA é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP); o Microsoft Office365 é a principal plataforma de produtividade dos funcionários da GRSA.

Solução

Para garantir a segurança e a disponibilidade dos serviços de TI, Oliveira e sua equipe usam de forma intensa os recursos de VPN SSL da plataforma SonicWall NSa e TZ. “Trata-se de um canal seguro, que nos dá visibilidade sobre tráfego SSL”. As VPNs construídas com a tecnologia permitem, ainda, que Oliveira separe o tráfego.

“Consigo identificar o que é tráfego gerado pelas aplicações de negócios e o que é tráfego de Internet. A partir daí, posso priorizar o uso de maneira a administrar de forma efetiva os recursos vinculados à processos críticos para a empresa e seus negócios”, explica o executivo.

Atualmente a GRSA conta com seis Firewalls de Próxima Geração SonicWall NSa implementados em seus data centers e 1000 SonicWall TZ operando em suas principais unidades de negócios. “Essa arquitetura garante o alinhamento da operação da ponta com nossas políticas de segurança”.

O SonicWall TZ é configurado e gerenciado remotamente, liberando o gerente da unidade de negócios de ter que interagir com essa plataforma. Outro ganho conquistado é realizar a filtragem do conteúdo (content filtering) dos acessos dos usuários. Já o SonicWall Global Management System (GMS) é usado para fazer a gestão de todo o ambiente, incluindo pontos remotos a partir de um único nó central.

Mudanças

“Colhemos os resultados de uma escolha fundamentada tecnicamente com custo competitivo e baixo TCO (Total Cost of Ownership)”, avalia Oliveira. A entrada em cena da plataforma SonicWall colaborou para reduzir em 35% o número de chamadas ao Service Desk.

A adoção da plataforma SonicWall dentro da GRSA foi o pontapé inicial para a formação de um time interno dedicado a segurança. “Trata-se de uma cultura importante para nós e que não cessa de evoluir dentro da GRSA”, diz Oliveira. Ao redor das soluções SonicWall, Oliveira desenvolve e implementa várias ações de conscientização dos usuários.

“De peças de teatro a e-mails falsos de phishing que, em vez de trazer o malware para dentro da empresa, levam o usuário para uma página onde ele é convidado a fazer um treinamento sobre segurança, realizamos ações que ajudam nosso colaborador a se alinhar ao processo de transformação digital em nossa empresa”.

Implementação

“Somos atendidos há anos pelos consultores da integradora de soluções Wider Solutions. Considerando eles já conheciam sobre nossos negócios e desafios de TI, eles sugeriram que fizéssemos uma PoC (prova de conceito) das soluções SonicWall NSa,TZ e GMS”, detalha Oliveira. A PoC mostrou bons resultados e a decisão de compra foi tomada.

O processo de implementação foi um trabalho conjunto entre a equipe da Wider Solutions e o time interno de TI. Mas, a partir de um certo momento, o roll-out da nova infraestrutura digital dos pontos remotos passou a ser feita somente pelo time interno da GRSA.

O projeto GRSA é um dos maiores estudos de caso da SonicWall no mundo. “A configuração de seis grandes Firewalls de Próxima Geração SonicWall NSa atuando em conjunto com 750 SonicWall TZ é um destaque dentro da SonicWall em nível mundial e no portfólio da Wider Solutions”, revela Akira Eguti, CEO da Wider Solutions

Fonte: Security Report