Levantamento da empresa de segurança AV Test analisou soluções como NordVPN, Avast SecureLine VPN, F-Secure FREEDOME VPN, Norton WiFi Privacy e Hotspot Shield.

Um novo estudo do instituto alemão de segurança em tecnologia AV Test testou 12 das principais soluções de VPN (rede virtual privada) disponíveis no mercado Entre outras coisas, a pesquisa, realizada no ultimo mês de abril, analisou as aplicações em diferentes situações para avaliar pontos como usabilidade, privacidade, desempenho e funcionalidade.

A lista de aplicativos testados inclui soluções como NordVPN, Avast SecureLine VPN, F-Secure FREEDOME VPN, Norton WiFi Privacy, Cisco AnyConnect Secure Mobility Client e Hotspot Shield – vale notar que a fabricante dessa última aplicação, a Anchorfree, comissionou o estudo.

Em usabilidade, por exemplo, são levados em conta fatores como a quantidade de passos necessários para diferentes processos, como configuração e conexão, além do número de idiomas suportados. “A configuração é bastante fácil para todos os produtos voltados para os consumidores”, afirma a AV no levantamento.

Em segurança, o teste analisou uma variedade de pontos, como vulnerabilidade para vazamentos e proteção contra URLs maliciosas. “O ranking para as primeiras colocações na lista é muito próximo para esse teste. Em termos de recursos e segurança fornecida, a lista se resume aos quatro produtos a seguir: ExpressVPN, F-Secure FREEDOME VPN, Hotspot Shield Elite e Private Internet Access”, destaca a AV Test na conclusão da seção de segurança e privacidade da pesquisa.

Compatibilidade

De acordo com a AV Test, todos os produtos testados no estudo oferecem suporte para as plataformas Windows, Android e iOS. Além disso, o macOS, da Apple, é compatível com todas as soluções da lista, com exceção do produto da Cisco.

Esse estudo pode ser acessado aqui.

Fonte: IDG Now