Unidade conta com solução da Veeam para proteger e preservar dados dos beneficiários, históricos de otimização da operadora, informações de prontuário eletrônico e outros sistemas usados na administração do cuidado ao paciente.

Em um cenário em que as empresas do setor de Saúde têm migrado registros médicos para tecnologias digitais, é fundamental manter as informações seguras contra perdas e possíveis ciberataques, além de disponíveis para os profissionais médicos e laboratoriais. Diante desse contexto, a Unimed Ribeirão está contando com o apoio da Veeam para proteger dados críticos de clientes e pacientes.

A unidade está usando o Veeam Backup & Replication para assegurar e preservar dados dos beneficiários, históricos de otimização da operadora, informações de prontuário eletrônico e outros sistemas usados na administração do cuidado ao paciente.

“A solução da Veeam protege sistemas e dados médicos sigilosos importantes, informações que não podem ser perdidas. Imagina perder um prontuário eletrônico de um paciente internado há meses – a perda do histórico desse paciente pode influenciar na conduta médica. Acredito que esses dados são até mais importantes do que os da área financeira, porque referem-se ao bem mais valioso que temos – a vida”, disse Fabiano Rezende, Gerente de TI da Unimed Ribeirão.

Em um mundo onde os dados estão se alastrando por todos os lugares, em apps, sistemas e nuvens, muitas empresas têm dificuldade em proteger suas informações. De acordo com o Relatório de Disponibilidade de 2017 da Veeam, três de quatro empresas respondentes reconhecem que possuem uma ‘lacuna de proteção’, ou seja, sabem que não conseguem proteger seus dados com a frequência necessária para garantir a continuidade dos negócios.

“Com o investimento na solução da Veeam, reduzi um risco que teria se não tivesse protegido as informações críticas. A Veeam representa uma economia que não consigo mensurar, porque preserva os dados da operadora e do hospital. Quanto valem esses dados para a Unimed Ribeirão? Têm um valor muito alto, impossível de mensurar, porque são fundamentais para o negócio”, completou Fabiano Rezende.

Além da proteção para a continuidade do tratamento de pacientes, a tecnologia garante o cumprimento das regulamentações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que determina que as operadoras de planos de saúde são responsáveis pela salvaguarda das informações dos beneficiários.

Com a facilidade de uso e recursos proporcionados pela Veeam, a Unimed Ribeirão obteve operações Always-On, além de backup, recuperação e replicação velozes, e um plano de recuperação de desastres. A equipe contou ainda com a ajuda da BS4IT Soluções, parceiro ProPartner da Veeam.

Fonte: Security Report