Além de atuar como Firewall de Próxima Geração, a infraestrutura de segurança de rede da SonicWall permite o balanceamento de carga de todo o ambiente da organização.

O Instituto Mauá de Tecnologia vê em sua infraestrutura de TI a base que efetivamente suporta os processos educativos e administrativos da organização. Do site institucional aos cursos de e-Learning, passando por aplicativos acadêmicos e ERP administrativos, todo um patrimônio de informações contribui para a formação de profissionais diferenciados. Por conta disso, a instituição conta com o apoio da solução da SonicWall para a proteção de seus sistemas.

“Além de atuar como Firewall de Próxima Geração, a infraestrutura de segurança de rede da SonicWall garante o balanceamento de carga do nosso ambiente de tal modo que, hoje, usamos plenamente todos os nossos links de Telecom”, afirma João Carlos Corrêa, Coordenador de Infraestrutura de TI do Instituto Mauá de Tecnologia.

Os firewalls SonicWall NSa (instalado no campus principal, em São Caetano do Sul, São Paulo) e TZ (operando no site localizado em São Paulo) são também a base de VPNs seguras entre esses dois pontos. A solução colabora para que todo o tráfego criptografado SSL seja checado sem que isso afete o desempenho do ambiente.

Outro resultado da decisão de trabalhar com a plataforma SonicWall é o uso de Sandbox (a oferta Capture Advanced Threat Protection) para proteger o ambiente de ameaças avançadas e desconhecidas. “O software que gerencia todos os componentes dessa plataforma é muito amigável; isso nos permite otimizar os recursos de gestão de que dispomos em nosso time”, complementa Corrêa.

Essas conquistas colaboram para que os 5.000 usuários da Mauá vivam com intensidade a transformação digital. Desse grupo, um dos perfis mais exigentes é o dos alunos. “Esse universo trabalha dentro e fora das salas de aula com nossas plataformas de e-Learning; boa parte dos processos educativos baseia-se no uso de soluções digitais”, detalha Corrêa.

A Mauá oferece 11 cursos de graduação, além de Pós-Graduação, e tem entre os seus diferenciais o grande número de laboratórios técnicos. “Esses espaços de aprendizagem hands on envolvem o uso de mais de 100 aplicativos. Nossa missão é garantir o desempenho e a segurança de todos esses ambientes”.

Para atingir essa meta, Corrêa procurou um Firewall multifunção que também atuasse como load balancer. Nessa busca, contou com o auxílio dos consultores da Wider, parceiro de negócios da SonicWall Brasil. “Os profissionais da Wider diagnosticaram os desafios de segurança e de balanceamento de carga que estávamos vivendo e, a partir daí, propuseram que fizéssemos uma POC com o NSa e o TZ, da SonicWall”.

A POC mostrou resultados consistentes em todas essas frentes, o que fez com que a decisão de compra estivesse tomada. A Wider atuou no processo de implementação e também capacitou o time de TI da Mauá. “A transmissão de conhecimento aconteceu de fato e hoje, andamos com nossas próprias pernas”.

Para Akira Eguti, CEO da Wider, o Instituto Mauá de Tecnologia conseguiu elevar a segurança de perímetro a outro patamar. “Os recursos integrados de segurança de rede da Sonicwall trouxeram resultados palpáveis para a instituição”. Eguti ressalta que, graças ao SonicWall Capture (Sandbox), tornou-se possível agir contra ameaças persistentes. “E agora, a inspeção profunda de pacotes SSL faz parte do dia a dia da instituição – isso é feito de modo a não prejudicar nem o desempenho das aplicações nem a experiência do usuário”.

Fonte: Security Report