Adoção do modelo de infraestrutura como serviço deve gerar receita de US$ 72 bilhões até 2020, segundo Gartner; tecnologia disponível para CASB protege ambientes SaaS, IaaS e PaaS e garante visibilidade de dados em ambientes em nuvem.

De acordo com o Gartner, a receita do nicho de IaaS deve chegar a US$ 72 bilhões até 2020. A adoção de infraestrutura como serviço vem com um modelo de responsabilidade compartilhada para segurança na nuvem, onde os clientes são responsáveis por proteger os dados armazenados. A natureza dinâmica do IaaS complicou isso, pois os serviços podem ser rapidamente provisionados, desprovisionados ou dimensionados automaticamente para atender às necessidades dos negócios. Como resultado, as empresas não podem executar facilmente o monitoramento contínuo de seus ambientes de IaaS, o que gera falta de visibilidade e controle para instâncias não aprovadas, que geralmente são integradas fora do ambiente de TI e abrigam dados confidenciais, o que também prejudica a capacidade das empresas de impedir atividades de risco e possíveis perdas de dados.

A Netskope anunciou sua oferta da solução IaaS com adição de monitoramento contínuo e avaliação de segurança. A novidade agrega funcionalidades de prevenção de perda de dados em nuvem (DLP) e a proteção contra ameaças. A partir de agora, os clientes podem usar o ‘Netskope for IaaS’ para avaliar continuamente sua configuração de Infraestrutura e a plataforma como serviço (PaaS) no ambiente Amazon Web Service (AWS) e, em breve, no Microsoft Azure. A Netskope possui uma plataforma que protege ambientes autorizados e não autorizados nas modalidades SaaS, PaaS e IaaS.

A Netskope tem capacidade de identificar todas as instâncias (autorizadas e não autorizadas) do Amazon Web Services (AWS), do Microsoft Azure e do Google Cloud Platform (GCP), a fim de identificar o proprietário dos dados, auditar todas as atividades e proteger contra deliberações ou exposições não aprovadas de dados sensíveis. Da mesma forma, também pode impedir malware e ransomware nesses casos.

Com o acréscimo da avaliação de segurança contínua, os clientes podem detectar alterações nas configurações assim que ocorrem e alertar o administrador sobre quaisquer violações, garantindo que o ambiente IaaS atenda aos padrões de conformidade, como benchmarks CIS e outros padrões regulatórios. Além disso, permite aproveitar a resposta a incidentes para identificar e corrigir riscos com recomendações de especialistas.

Com a Netskope for IaaS os clientes contam as seguintes funcionalidades:

– Visibilidade em tempo real e controle de instâncias de IaaS: a Netskope processa 40 vezes mais transações na nuvem do que qualquer outro CASB e é a única a fornecer visibilidade e controle em tempo real das atividades realizadas em instâncias IaaS autorizadas e não autorizadas.

– Proteção de dados em 360 graus: Netskope for IaaS identifica os dados confidenciais presentes em IaaS usando a recurso de prevenção de perda de dados em nuvem (DLP).

– Proteção avançada contra ameaças em tempo real: Netskope possui vários mecanismos para detecção de malware. Os clientes podem verificar os arquivos que estão sendo enviados para o IaaS em busca de malware e evitar que ele se prolifere em sua empresa.

Fonte: Security Report