Especial traz diferentes opções que incluem serviços de armazenamento na nuvem, ferramenta para transferência de documentos e aplicativo ZIP

Compartilhar e transferir arquivos está se tornando uma parte cada vez maior da nossa vida cotidiana. À medida que a Internet ficou mais rápida pelo mundo, podemos enviar arquivos maiores de forma muito mais rápida. Mas ainda precisamos de um serviço para facilitar essas transferências todas. Por isso, se você quer saber como mover ou transferir os seus arquivos de maneira segura, veio ao lugar certo.

Caso você já use um serviço de armazenamento na nuvem como o Dropbox, então já pode compartilhar arquivos de forma segura. No entanto, se não possui uma solução de armazenamento na nuvem, então outro serviço como o WeTransfer te permitirá compartilhar arquivos de forma rápida e sem gastar nada.

Veja abaixo algumas das principais opções disponíveis no mercado para diferentes situações.

Dropbox

Uma vez que tiver feito o upload dos arquivos no Dropbox, também é possível usar o serviço para compartilhá-los. Felizmente, é muito simples usar esse recurso.

No aplicativo do Dropbox no seu desktop: clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que quer compartilhar e selecione a opção “Copiar link do Dropbox”. Agora você terá um link para o seu arquivo salvo na sua clipboard, e poderá colá-lo para quem quiser. Quando a outra pessoa abrir o link em questão, ela poderá visualizar o arquivo.

Se estiver on-line: abra o arquivo com o botão direito do mouse e clique no botão “Compartilhar” no topo da janela. Então digite o endereço de e-mail para enviar o arquivo diretamente para o contato desejado. Esse link permitirá que qualquer pessoa acesse o arquivo uma vez que ele for compartilhado – e vale notar que não é preciso ter uma conta no Dropbox para abrir o link.

WeTransfer

WeTransfer é um serviço que te permite transferir arquivos de até 2GB de forma gratuita – e de até 20GB pelo plano pago. O serviço é muito simples de usar e não exige nem a criação de uma conta para transferir arquivos com até 2GB.

Acesse o site do WeTransfer (wetransfer.com). No canto esquerdo da tela você verá um pequeno painel. Digite o endereço de e-mail do destinatário, o seu e-mail e uma mensagem. Adicione o arquivo e então aperte o botão “transfer” na parte de baixo.

Você então receberá um e-mail de notificação avisando que a transferência foi iniciada, enquanto que o destinatário receberá um e-mail com um link para download.

O link irá expirar após um determinado período, e os seus arquivos serão removidos da nuvem da plataforma. Vale notar que o WeTransfer não é uma solução de armazenamento. Como o nome sugere, é apenas um método para transferir arquivos de um lugar para outro de forma rápida e simples.

Arquivos ZIP

Se você está preocupado com segurança, então usar um arquivo ZIP criptografado é uma das maneiras mais seguras de transferir seus documentos. Você também vai querer usar um aplicativo open-source para ter certeza de que pode confiar no software.

7-Zip é ideal para essa solução, mas como é mais seguro há alguns passos a mais para seguir na hora de transferir seus arquivos.

Baixe o 7-Zip no site da empresa. Abra o app e encontre os arquivos que quer compartilhar. Clique com o botão direito do mouse sobre eles e selecione a opção “Go to 7-Zip” e então “Add to Archive”.

Uma janela então será aberta. Deixe os valores como eles estão e escolha AES-256 na opção Encryption Method (Método de Criptografia). Digite a senha da sua escolha para criptografar o arquivo.

Clique em “Ok” para criar o arquivo e então envie-o por e-mail para o seu contato. Também envie a senha ao contato para que ele possa desbloquear o arquivo – mas faça isso em outra mensagem ou e-mail – ou por outro canal.

O problema com esse método é que ele exige que o destinatário tenha um software para conseguir abrir os arquivos criptografados. Ou seja, ele também precisará baixar o 7-Zip ou outro arquivo que faça a mesma coisa.

Fonte: IDG NoW