Porto Seguro Cartões implementou serviço da Visa que permite analisar maior número de transações usando previsão de risco baseada em informações de operação, dispositivo e comportamentos; processo evita fraudes e melhora experiência de clientes

Um dos principais desafios dos estabelecimentos comerciais online e dos emissores brasileiros é distinguir transações verdadeiras de fraudulentas e, ao mesmo tempo, minimizar interrupções no processo de compra dos clientes. De olho nisso, a Porto Seguro Cartões foi uma das primeiras empresas no país a investir no Serviço de Autenticação do Consumidor Visa (VCAS – Visa Consumer Authentication Service) e, após um ano da implementação da solução, comemora os resultados alcançados. O índice de autenticação e o volume autenticado pela emissora cresceram e estão duas vezes superiores à média do mercado.

Para entender um pouco do cenário: a falta de dados e insights referentes ao risco de uma transação tornava mais difícil aprovar com confiança, os pagamentos no comércio eletrônico – originados hoje de diferentes plataformas e dispositivos. Com a implementação do VCAS, a Porto Seguro Cartões tem acesso a uma quantidade maior de dados em tempo real para decidir se aprova ou não uma transação usando a análise de previsão de risco com base em informações como dados da operação, do dispositivo e comportamentos. Por exemplo, o VCAS captura as informações críticas sobre o aparelho por meio do qual o pagamento está sendo solicitado, e estas informações podem então ser usadas como uma característica prevista para o risco da operação.

Com o novo processo, a emissora conseguiu diminuir a exposição a fraudes e ainda melhorou a experiência dos clientes ao aprovar aquelas transações verdadeiras que, por estarem fora dos padrões de consumo, muitas vezes eram negadas.

Desde a implementação, a Porto Seguro Cartões tem o dobro de transações autenticadas em comparação à média de todo o mercado, e constatou que estas transações têm índice de aprovação 20% superior as que não passaram pelo processo de confirmação da compra. Além disso, com a força da ferramenta, os estabelecimentos comerciais se sentem mais confortáveis em solicitar a confirmação das compras à emissora, por conta do aumento da segurança e redução das fraudes. Já para os consumidores portadores do Cartão de Crédito Porto Seguro Visa, o pagamento online passou a ser mais rápido, simples e conveniente.

“A Porto Seguro Cartões está constantemente investindo em melhorias tecnológicas para entregar produtos e atendimento de qualidade a seus clientes”, diz Marcos Loução, diretor da Porto Seguro Cartões. “Enxergamos que, por meio da tecnologia, poderíamos tornar o processo de compra muito mais seguro e oferecer mais comodidade ao usuário”, afirma Loução.

“A Porto Seguro Cartões com certeza é um exemplo a ser seguido. Desde a implementação da solução, eles fizeram um excelente trabalho de educação e de comunicação junto aos portadores e comércios para explicar a importância da autenticação. O resultado está aí. Menos fraudes, mais confiança dos estabelecimentos comerciais e um consumidor final mais seguro”, conta Alessandro Rabelo, diretor de produtos da Visa do Brasil.

Fonte: Security Report