Recurso também lê imagens diversas e de código de barras gravadas no celular para evitar que o usuário possa ser direcionado a sites e aplicativos maliciosos.

A Avira anunciou a liberação do Free Avira QR Code Scanner, que analisa se um código QR Code possui links maliciosos incorporados que estão sendo utilizados pelos criminosos cibernéticos para invadir dispositivos móveis. O app também lê imagens diversas e de código de barras gravadas no celular para evitar que o usuário possa ser direcionado a sites e aplicativos maliciosos.

O QR Code (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser lido por aplicativos móveis instalados na maioria dos telefones celulares equipados com câmera. O código é convertido em texto, em endereço URL, número de telefone, localização georreferenciada, endereço de e-mail, um SMS ou qualquer outra informação, como, por exemplo, informações sobre produtos e promoções especiais de vendas e marketing.

Os criminosos podem invadir sistemas das empresas que produzem estes códigos e inserir links direcionados para sites e aplicativos perigosos. O Free Avira QR Code Scanner faz a varredura antes do usuário autorizar a abertura do QR Code desejado. O aplicativo é gratuito e está disponível na Google Play Store.

Fonte: Security Report