Uma nova campanha maliciosa circula no WhatsApp com a promessa de um novo recurso de chamada de vídeo no aplicativo. O ataque tem foco em donos de celulares iPhone, visto que esse recurso já está disponível para usuários de Android.

Segundo a Kapersky Lab, a campanha falsa envia um link para ativar o recurso: ao clicar no link, ao usuário será solicitado disseminar a mensagem para seus contatos e ao completar essa etapa, ele será direcionado para a instalação de softwares de origem duvidosa.

São programas suspeitos que promete otimização do aparelho, navegadores e jogos. Alguns links redirecionam as vítimas para páginas de serviços premium em que, caso o usuário informe seu número, será cadastrado nesses serviços e um valor semanal será descontado de sua conta, ou de seus créditos.

Segundo a empresa de segurança, “aos usuários interessados no novo recurso, o conselho é esperar, pois brevemente o WhatsApp disponibilizará o recurso em todas as plataformas. Essa é uma tática comum dos criminosos, que exploram novos recursos e novidades de plataformas populares em seus golpes”.

Fonte: Convergencia Digital