Uma pesquisa lançada pelo IDEC tenta medir a opinião dos brasileiros sobre os novos termos de uso do Whatsapp – que a partir de agora vai compartilhar os dados os usuários com o Facebook. A pesquisa é por meio do site da entidade de defesa dos consumidores e em seis perguntas busca subsidiar reunião com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça sobre o assunto.

Entre as questões, se os usuários entenderam o que significa a mudança na política do aplicativo; se aprovam; e quantos já concordaram – o Whatsapp avisou que deixaria aberta por 30 dias a opção de não compartilhar dados.

“A nova política contraria a promessa original da empresa de não coletar dados dos usuários, e tem sido criticada no mundo todo por quebra de expectativa legítima do consumidor”, sustenta o Idec. De fato, ONGs e órgãos de proteção de dados pessoais nos EUA e na Europa reclamaram e avisaram acompanhar de perto os impactos do compartilhamento de dados.

O argumento de que a mudança contraria a promessa é pelo compromisso de manter a política de privacidade dos usuários quando da aprovação da compra do aplicativo pela rede social, em 2014, pelas autoridades dos EUA.

Fonte: Convergencia Digital