A Eletronic Frontier Foundation (EFF), organização não-governamental que defende os direitos digitais, anunciou nesta ultima terça-feira que vai desenvolver um recurso aprimorado que torne a navegação anônima mais segura. O novo padrão é uma parceria entre a EFF e as empresas AdBlock, Medium, Mixpanel e DuckDuckGo.

Ele vai funcionar em conjunto com o software da Disconnect, garantindo uma proteção mais efetiva para os usuários. Uma vez ativado, o recurso é capaz de bloquear ou tornar anônima a comunicação com um site.

Funções que impedem que o usuário seja rastreado existem nos principais navegadores já existem, mas segundo a EFF, não são realmente eficazes, permitindo que anunciantes consigam descobrir os hábitos de navegação dos usuários. “Nossa esperança é que esta nova abordagem DNT proteja o direito do consumidor à privacidade e incentive os anunciantes a respeitar a escolha do usuário, abrindo um caminho que permite que privacidade e publicidade coexistam”, afirma Casey Oppenheim, CEO da Disconnect, empresa que ajuda o usuário a bloquear rastreadores.

Fonte: Engadget