Um grupo de hackers está utilizando a publicidade do Yahoo, um dos maiores portais de notícia do mundo, para sequestrar computadores de usuários e obter dinheiro em troca. De acordo com a empresa de segurança Malwarebytes, o malware foi identificado na rede de anúncios do site na última terça-feira.

O ataque utiliza o malvertising, método no qual os hackers inserem anúncios com a aparência de uma publicidade comum, mas que contêm arquivos maliciosos. Não é necessária nenhuma interação com o usuário para que o computador seja infectado.

A Malwarebytes afirma que o malware detectado é o ransomware, capaz de bloquear o computador do usuário até que ele pague uma quantia aos criminosos. Segundo a empresa, a rede de sites Microsoft Azure também foi afetada. A Microsoft alegou que tomou medidas imediatas para impedir a ação criminosa.

“O Yahoo acompanha e avalia todas as potenciais ameaças de segurança com seriedade. Dessa forma, a companhia esclarece que o caso está sendo minuciosamente apurado e adianta que o ataque mencionado teve dimensão muito menor do que a apontada nas reportagens iniciais sobre o tema, e  lamenta a forma que a informação foi veiculada, pois impacta toda a indústria de tecnologia”, afirmou a empresa em um comunicado.

Especialistas em segurança alertam que os usuários mantenham os sistemas operacionais, navegadores e plug-ins atualizados, além de um antivírus ou anti-malware em funcionamento enquanto acessam os sites.

Fonte: Business Insider