A Microsoft deve apresentar 16 atualizações de segurança na próxima terça-feira (11). Trata-se do update mais importante realizado em mais de três anos e tocará produtos como Internet Explorer, Windows, Office, Exchange e SharePoint.

A última vez que a fabricante havia lançado um pacote com tantas atualizações foi em abril de 2011, quando liberou 17 updates. Cinco das 16 atualizações de agora devem tocar questões críticas, nove são classificadas como “importantes” e duas “moderadas”.

Um quinto dos updates direciona-se a consertar vulnerabilidades que permitem executar códigos remotamente, o que significam que hackers poderiam “sequestrar” um sistema e instalar malwares na máquina. Sete outros vão remendar bugs de “privilégios”.

Como já é hábito, a Microsoft vai corrigir questões críticas em todas as versões do seu navegador (a partir do quase aposentado IE6), até a edição mais recente (IE11). A companhia não abre um número exato de vulnerabilidades que pretende corrigir no browser, mas, nos últimos cinco meses, já anulou 161 bugs da ferramenta.

Outras atualizações críticas vão enfrentar as vulnerabilidades em várias versões do Windows, incluindo um problema que afeta o funcionamento do sistema operacional em servidores.

A Microsoft disse que um ou mais bugs a serem consertados não estavam presentes nas edições de cliente, mas que, no entanto, seriam também atualizados para “ampliar a profundidade dos mecanismos de defesa” para ameaças que possam surgir no futuro.

Parte das atualizações importantes incidirá em vulnerabilidades no SharePoint Server 2010 e Exchange Server 2007, 2010 e 2013. Algumas correções poderão exigir a reinicialização dos servidores, o que muitas vezes é uma tarefa arriscada para as equipes de TI, uma vez que tratam questões críticas para muitas organizações.

Fonte: COMPUTERWORLD