O Google agora permite que os usuários protejam suas contas e senhas de outra forma ao adicionar o suporte para autenticação de dois fatores baseado em pendrives físicos.

O novo recurso amplia o mecanismo de Verificação em Dois Passos da empresa que já está disponível para contas Google, e exige que os usuários insiram códigos recebidos via mensagens ou gerados com um aplicativo móvel sempre que fazem login com um novo aparelho.

“Hoje estamos adicionando uma proteção ainda mais forte para pessoas com segurança especialmente sensível”, afirmou o gerente de produtos do Google, Nishit Shah. “O Security Key é um pendrive físico que funciona como segundo fator e só funcioina após verificar que o site de login é realmente uma página do Google, não um site falso fingindo ser a gigante de buscas.”

A Security Key, que é como esses aparelhos USB especiais são chamados, só funciona com a versão 38 (ou mais recente) do Chrome. A partir dessa versão, o navegador possui suporte embutido para um protocolo aberto chamado Universal 2nd Factor (U2F) que foi desenvolvido pela FIDO Alliance, uma associação de várias fabricantes focada em desenvolver protocolos de autenticação que reduzam a dependência das senhas.

A boa notícia é que uma vez que o protocolo é suportado pelo Chrome, outros sites além do Google podem usá-lo para fornecer opções mais fortes de autenticação para os usuários.

Os usuários que quiserem começar usando o novo método de autenticação vão precisar comprar um aparelho Security Key de um de um dos fabricantes produzindo. Eles podem ser comprados no site da Amazon dos EUA e provavelmente em outros sites que devem ter um logo “FIDO U2F Ready” neles.

Fonte: IDG Now!