Autora:Karen Carneti

James Comey

O diretor do FBI, James Comey, disse nesta ultima semana que o governo dos EUA deveria ter acesso a dados pessoais de todos os celulares. Segundo ele, só assim seria possível acabar com terroristas e molestadores de crianças.

De acordo com o CNET, Comey disse que tanto a comunicação em tempo real quanto os dados armazenados estão cada vez mais criptografados, e que a tendência dos prestadores de serviços de criptografar os dados de seus clientes podem impedir que o governo encontre criminosos.

“A justiça pode ser negada por conta de um telefone bloqueado ou um disco rígido criptografado”, disse Comey em seu discurso no Instituto Brookings.

Para ele, a solução seria as empresas de tecnologia construírem ‘front-doors’ nos celulares e smartphones de seus consumidores. “Nós não estamos buscando uma abordagem ‘back-door’”, Comey disse, referindo-se a um termo comum para criptografia. “Queremos usar a porta da frente, com clareza e transparência, e com uma orientação clara pelos termos da lei, incluindo ordens judiciais”, afirmou.

Fonte: INFO