Poder prevenir situações que coloquem os filhos em risco. Este eterno sonho dos pais pode se tornar realidade graças à tecnologia móvel. O rastreador gratuito WhereAreYouGPS (www.whereareyougps.com), também com versão em português, é um aplicativo que fornece dados sobre a localização exata do aparelho em que é instalado, permitindo seu monitoramento com o consentimento do portador.

A ferramenta conta ainda com recursos para alertar situações em que os filhos estão em locais considerados perigosos e indica quando a bateria dos dispositivos móveis estiver fraca. Nacho Coll, porta-voz da empresa WhereAreYouGPS, que criou a ferramenta. Leve (0,94 MB), diz que o app pode ser instalado em qualquer dispositivo móvel com sistema Android. Ele funciona por meio de tecnologia GPS ou, na sua ausência, pelo operador de rede e Wi-Fi. Cada usuário pode monitorar um ou mais aparelhos em todo o mundo.

De acordo com o executivo, diferentemente de outros aplicativos do tipo, o WAY GPS é silencioso. Quem estiver sendo monitorado ainda tem a opção de enviar um alerta – o “botão de pânico” – em caso de perigo. “Ele oferece praticidade e tranquilidade para os dois lados: os pais têm a certeza de que seus filhos estão seguros e as crianças podem pedir ajuda quando necessitarem”, completa.

Criado em 2012, o app já possui mais de três milhões de usuários no mundo todo e,só no Brasil, tem mais de mil downloads por dia. A meta é dobrar esse número. “Os brasileiros são heavy users de smartphones, e as funcionalidades do nosso aplicativo se inserem muito bem em seu cotidiano”, afirma Coll.

Fonte: Convergência Digital