cibercimAutor: Roque Abdo (Presidente da Picture Soluções em TI)

A resposta é mais simples do que imagina: sua empresa é vulnerável porque VOCÊ NÃO ACREDITA que pode ser vítima de ataques virtuais. Antes que questione, isso não é uma acusação pessoal, pois a grande maioria dos empresários brasileiros pensa da mesma forma.

O fato é que a postura dessa maioria é uma das principais causas da falta de atualização de sistemas e aplicativos relacionados à segurança. Afinal, inclusive nas grandes organizações, é frequente demora na aprovação da verba destinada à atualização das licenças de firewalls e antivírus.

O resultado é que temos um contínuo aumento de incidentes de segurança nas áreas de TI. E isso acontece graças a essa atitude, equivocada e arriscada – somada à capacidade dos hackers, que quase sempre encontram caminhos para burlar os mais complexos sistemas.

Felizmente, os firewalls estão cada vez mais sofisticados e são adotados por empresas que incorporaram a cultura da segurança em seu dia a dia. Quando bem gerenciados, são capazes de enfrentar grandes desafios.

Porém, quando desatualizados, os firewalls se tornam simples roteadores. Ou seja, a agilidade nos processos de aquisição, acompanhamento e atualização são questões fundamentais na manutenção da segurança. Vale lembrar que a área de TI é, atualmente, o motor de todos os negócios, sem o qual pouquíssimas coisas funcionariam. Por isso, é bom se apressar na busca de soluções realmente eficazes, que vão além da simples aquisição de alguns produtos!

Fonte: Convergência Digital