ir_digitalComo já aconteceu em outros anos, o Imposto de Renda 2014 é usado como isca para os cibercriminosos que enviam mensagens falsas aos contribuintes. As informações são da empresa de segurança Kaspersky Lab.

De acordo com a companhia, o usuário deve ficar de olho em ataques que tentam enganá-lo via e-mail para instalar trojans bancários no seu computador e aparelho móvel.

Apesar de uma variedade de temas presentes nessas mensagens falsas, o objetivo é sempre igual: conseguir forçar o usuário a baixar e executar um software com o objetivo de instalar um trojan bancário na máquina.

Além de ficar atento aos e-mails, os usuários devem ter cuidado na hora de buscar o download dos programas da Receita Federal para realizar a declaração do IR2014. Isso porque os criminosos colocam links patrocinados para sites fraudulentos nas primeiras posições das páginas de buscas.

Por esse motivo, a Kaspersky recomenda que o contribuinte entre direto no site oficial (receita.fazenda.gov.br ) da Receita Federal para baixar os programas necessários para declarar o imposto, evitando assim usar as páginas de buscas para isso.

Fonte: IDG Now!