huaweiAutor: Gabriel Garcia

A NSA (Agencia Nacional de Segurança dos Estados Unidos) teria implantado serviços de “back door” nos aparelhos da empresa chinesa Huawei, com o objetivo de coletar informações desses hardwares. A informação é do jornal americano The New York Times, em mais um dos vazamentos de Edward Snowden.

Curiosamente, o governo dos Estados Unidos publicou em 2012 um relatório que afirmava que os aparelhos da empresa representavam um risco à segurança nacional americana, forçando a Huawei a se afastar do mercado da América do Norte.

A NSA também teria monitorado as comunicações dos principais executivos da empresa e procurou por conexões entre a Huawei e o Exército de Libertação Popular da China. De acordo com os documentos obtidos por Snowden, a NSA queria inclusive ter acesso ao equipamento de rede que a Huawei vendia para outros países, para monitorar computadores e telefones que achasse necessários.

“Muitos de nossos alvos se comunicam com produtos da Huawei. Queremos ter certeza que sabemos como explorar esses produtos, para ganhar acesso a nossas redes de interesse”, diz um dos documentos vazados da NSA.

De acordo com um executivo americano da Huawei ouvido pelo New York Times, “a ironia é que eles fizeram conosco exatamente o que eles dizem que os chineses fazem por meio de nós”.

Fonte: INFO