NSA2014Um dos mais poderosos programas da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), revelado nesta ultima semana pelo jornal norte-americano Washigton Post, o Mystic tem a capacidade técnica de captar todos os registros telefônicos de um país, conseguindo decifrar as conversas até um mês depois da sua data. Com base em documentos revelados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, o jornal mostrou que a NSA lançou, em 2009, um programa que atingiu a plena capacidade em 2011 contra um país-alvo.

Documentos apontaram operações similares em outros países. Mas a pedido de autoridades norte-americanas, o jornal não divulgou detalhes que possam identificar os países que foram alvo da espionagem.

Uma das utilidades do Mystic é a sua funcionalidade como uma espécie de máquina do tempo, que permite “recuperar os registros que não parecem valer a pena no momento da chamada original”, explicam os documentos oficiais. Todo mês, bilhões de gravações são deletadas e substituídas por novas captações de áudio. Os analistas escutam apenas 1% das chamadas interceptadas, mas enviam milhões de registros de áudios para serem armazenados por mais tempo pela agência. O restante é deletado de forma definitiva.

A agência não quis comentar “atividades específicas de inteligência”. A porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Caitlin Hayden, afirmou que “novas ameaças costumam se esconder no amplo e complexo sistema de comunicações global, e os Estados Unidos devem coletar sinais para identificar essas ameaças”.

 Fonte: Gazeta do Povo