angrybird_435Pesquisadores da empresa de segurança ESET alertam sobre uma nova ameaça que tem como alvo dispositivos da Apple e tem como objetivo roubar Bitcoins. Os ataques são feitos por meio de aplicações para Mac, modificadas para propagar o código malicioso.

A ameaça foi identificada por pesquisadores da SecureMac como OSX/CoinThief, e rouba credenciais de acesso a vários sites de troca da moeda virtual e eles acreditam que o Cavalo de Troia demonstra o aumento da popularidade do Bitcoin.

De acordo com os especialistas, o código malicioso se propaga por meio de torrents maliciosos que oferecem populares aplicativos para a plataforma como o editor de texto BBEdit, o editor gráfico Pixelmator, Angry Birds e o Delicious Library e atinge principalmente usuários dos EUA.

Os especialistas da SecureMac ressaltam que o malware se “disfarçou” de versões do Bitcoin Ticker TTM (To The Moon), BitVanity, StealthBit e Litecoin Ticker, que são distribuídos por meio de sites conhecidos como o Download.com e o MacUpdate.com.

Como se proteger

Para se prevenir contra a ameaça, a empresa recomenda utilizar uma solução antivírus atualizada e não baixar software não licenciado de redes P2P (peer to peer) de compartilhamento de arquivos.

Caso tenha sido infectado com o OSX/CoinThief, a SecureMac liberou instruções (em inglês) em seu site, que ajudam o usuário a remover manualmente o código malicioso da máquina.

Fonte: IDG Now!