obamisAutor: John Ribeiro

O Presidente dos EUA, Barack Obama, nomeou um especialista em criptologia para chefiar a Agência de Segurança Nacional (NSA).

O Departamento de Defesa anunciou nessa ultima semana que o vice-almirante da marinha Michael S. Rogers foi o nome escolhido pelo presidente para liderar o Ciber Comando dos Estados Unidos. Rogers também servirá como diretor da NSA e chefe do Serviço Central de Segurança.

A NSA tem sido o centro de diversas controvérsias sobre privacidade depois de vazamentos feitos pelo ex-funcionário da agência, Edward Snowden. A prática de coleta de dados de registros telefônicos nos EUA tem sido criticada por grupos de direitos de privacidade, legisladores e companhias de Internet.

A Agência também foi acusada, entre outras coisas, de acessar em tempo real o conteúdo de servidores de gigantes da tecnologia, espionar líderes de outros países, e invadir as principais vias de comunicação que ligam os centros de dados do Yahoo e do Google em todo o mundo.

Atualmente o vice-almirante Rogers serve ao comando U.S. Fleet Cyber Command. Se confirmado ao cargo, ele substituirá o General Keith Alexander, que ocupa o posto de diretor da agência desde 2005 e de comandante do Ciber Comando desde 2010, de acordo com o comunicado do Departamento de Defesa.

Rogers atuou em várias funções como um criptologista, incluindo suporte direto em missões a bordo de submarinos norte-americanos e unidades de superfície no Golfo Pérsico e no Mediterrâneo.

Rogers tem a sabedoria “para ajudar a equilibrar as exigências de segurança, privacidade e liberdade na era digital”, disse o secretário de Defesa, Chuck Hagel, em comunicado na quinta-feira.

O governo também nomeou Rick Ledgett, um civil, como vice-diretor da NSA, de acordo com o comunicado. Ele estava dirigindo uma força-tarefa para avaliar os danos do vazamento causado por Snowden.

Fonte:  IDG Now!