espiao2Em um relatório que foi publicado na ultima semana, o conselho de Privacidade e Liberdades Civis dos EUA afirma que a coleta de registros telefônicos feita pela NSA é ilegal e deve parar, de acordo com reportagens dos jornais The New York Times e The Washington Post, que receberam cópias adiantadas do documento.

A junta é uma agência federal independente, e o relatório marca o primeiro comunicado mais amplo do programa controverso de segurança revelado no ano passado pelo ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança, Edward Snowden.

De acordo com os jornais, o documento critica o programa da NSA, além de questionar sua utilidade, analisando de perto algumas investigações em que foi usado e dizendo “que não há exemplos em que o programa contribuiu diretamente para a descoberta de uma trama terrorista até então desconhecida ou o fim de um ataque terrorista”.

O relatório recomenda que os registros brutos de ligações telefônicas sejam apagados após três anos em vez do atual padrão de cinco anos, e que o acesso aos resultados nas buscas seja mais limitado.

Fonte: IDG Now!