Um novo telefone celular GSM chamado de Blackphone, que promete proteger os usuários contra todo tipo de espionagem, incluindo até a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), será lançado em fevereiro, durante o Mobile World Congress, em Barcelona.

Feito a partir de uma parceria entre as empresas suíças Silent Circle e Geeksphone, o projeto tem o apoio de vários especialistas de segurança, como o criador do protocolo de criptografia de dados PGP, Phil Zimmermann. Livre de operadoras e fabricantes, o aparelho roda uma versão do sistema Android “orientada para segurança”, criada pela PrivaOS.

 O dispositivo permite que o usuário faça e receba ligações telefônica e videochamadas, além de trocar mensagens de texto (SMS) e transferir e armazenar arquivos diversos.

blackphone.jpg

Apesar de as especificações técnicas do Blackphone ainda não terem sido reveladas, o CEO da Silent Circle, Mike Janke, garante que o dispositivo será um celular topo de linha. No entanto, vale notar que a principal prioridade do novo aparelho não está em ter os melhores recursos técnicos, mas sim em proteger a privacidade dos usuários, diz Phil Zimmermann.

Para saber mais sobre o Blackphone ainda será preciso esperar mais um pouco, já que o aparelho será apresentado durante a feira de tecnologia Mobile World Congress, em Barcelona, na última semana de fevereiro.

Fonte: IDG Now!