Autor: Ian Paul

Se você usa o Google+ e o Gmail, o Google está prestes a abrir sua conta de e-mail para um novo nível de spam. Um novo recurso que será liberado ao longo dos próximos dois dias torna possível para qualquer usuário do Google+ te enviar um e-mail – desde que eles sigam você no Google+ – e eles não precisam saber o seu endereço de e-mail real e você nem sequer tem que segui-los de volta.

E para piorar ainda mais, o Google usou a “abordagem Facebook” e ativou o novo recurso por padrão.

Engraçado, não? Nem um pouco. Eu já tenho essa nova “ferramenta” na minha caixa de entrada e a primeira coisa que fiz foi desativá-la. Hoje mostrarei a vocês como fazer o mesmo.

Mas, primeiro, vamos falar sobre como esse novo “e-mail via Google+” funciona.

A boa notícia

Mesmo que qualquer usuário do Google+ possa lotar a sua caixa de entrada agora, eles não vão saber o seu endereço de e-mail real – a menos que você responda às mensagens.

Além disso, os usuários do Google que não estão em seus Círculos (leia-se: os que você não está seguindo) só podem enviar apenas um e-mail para você sem a sua autorização.

Quando alguém dos seus Círculos enviar mensagens para você, elas aparecerão na sua caixa de entrada do Gmail, na aba “Principal”. Se a mensagem é de um estranho aleatório, o e-mail é filtrado da sua caixa de entrada e vai parar na aba “Social”.

A outra boa notícia é que, se você quer manter o recurso “e-mail via Google+” funcionando, você pode restringir os e-mails recebidos por meio da rede social apenas para pessoas nos seus Círculos ou ampliar o alcance para os Círculos estendidos – que funciona como na opção do Facebook “Amigos de amigos”.

Entendeu? Bom. Então vamos ao que interessa.

Pare com a loucura

Para evitar que os usuários do Google+ enviem e-mails para você, basta ir em Configurações (localizado no lado direito superior da tela do e-mail, no menu drop-down).

Quando abrir o painel de Configurações, role a guia “Geral” até ver a opção “Email via Google+” (se você ainda não vê a nova configuração em sua conta do Gmail, volte nos próximos dias, já que o recurso ainda está sendo liberado a todos os usuários).

Clique no menu drop-down e selecione a configuração que você achar melhor. Lembre-se, o Google está deixando que qualquer pessoa do Google+ envie mensagens não solicitadas por padrão. Optei por parar de receber e-mails do Google+ por completo, selecionando a opção “Ninguém”.

gmail-google-plus-email-setting

Depois é só salvar as alterações e pronto.

Depois disso, o Gmail te leva de volta para sua caixa de entrada. Parabéns, você acabou com um caso potencialmente grave de spam.

Fonte: IDG Now!