Autor: Emerson Alecrim

O Ministério da Justiça lançou nesta ultima semana o portal do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). A iniciativa foi criada para disponibilizar dados unificados sobre segurança de municípios e estados, além de oferecer um app que verifica se um determinado veículo é produto de furto, roubo ou clonagem.

No site, é possível consultar dados estatísticos sobre homicídios, furtos e outros crimes. Dá, por exemplo, para obter um mapa que mostra em quais estados a taxa de ocorrência de homicídios dolosos é maior ou menor.

Sinesp MapaEm uma etapa futura, o portal contará com uma seção restrita a profissionais de segurança pública, o que deve ajudar na troca de informações mais críticas entre as polícias de vários estados. Mas, de modo geral, a ideia é oferecer dados transparentes sobre segurança no Brasil para qualquer pessoa interessada.

O aplicativo, de nome Sinesp Cidadão, é parte destes esforços. Nesta primeira versão, o usuário pode informar a placa de um carro para saber se existe registros de roubo, furto ou clonagem sobre o veículo, como informado no início do post. A consulta também pode ser feita no site do Sinesp.

A ideia é uma mão na roda: se você estiver comprando um carro de terceiros, por exemplo, pode verificar ali mesmo, de maneira discreta, se há alguma irregularidade. Se houver, a própria ferramenta orienta o usuário a procurar a polícia.

Sinesp Cidadão - Android

De acordo com o Ministério da Justiça, já há módulos em desenvolvimento para que versões futuras do app possam fornecer outras informações, como dicas de segurança e consultas a mandados de prisão.

Por enquanto, o Sinesp Cidadão está disponível somente para Android. Versões para iOS e Windows Phone chegarão em breve, promete o governo.

Fonte: Tecnoblog