nyA polícia de Nova York lançou nesta semana um detalhado mapa interativo sobre o crime na cidade, que permite aos cidadãos consultar o número de ocorrências e o tipo de delito registrado em sua rua, ou bairro, por mês, ou por ano, desde janeiro de 2012.

O “site” maps.nyc.gov/crime apresenta dados sobre sete tipos de crimes – entre eles, homicídio, estupro, roubo, furto e roubo de automóveis – em cada rua dos cinco bairros da cidade (Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island).

Os dados podem ser consultados por mês, a partir de janeiro de 2014, de maneira individual, ou em série, e incluem a taxa a cada mil habitantes.

A página na Internet foi lançada no domingo e, segundo o chefe de polícia Ray Kelly, “ajuda a melhorar a compreensão dos nova-iorquinos e dos investigadores sobre onde os delitos e os crimes violentos persistem”.

O programa “utiliza tecnologia inovadora para melhorar o acesso à informação pública crítica”, permitindo que as pessoas fiquem “informadas sobre o que acontece em sua comunidade” – justificou o responsável pelo setor de Informação e Inovação da polícia, Rahul Merchant.

No mapa, os crimes aparecem nas ruas como pontos azuis mais ou menos grandes, dependendo do número de ocorrências. Também é possível visualizar as zonas “quentes” da cidade para os sete crimes em geral, ou para um deles em particular.

O crime em Nova York se encontra em níveis historicamente baixos. A cidade experimentou uma queda gradual no registro de homicídios até chegar a 414 em 2012, o número mais baixo dos últimos 50 anos e que, em 2013, deve ser batido mais uma vez.

Fonte: INFO