tresTresorit é um software que funciona como um cliente, desenvolvido para todas as pessoas que têm a necessidade de armazenar diferentes tipos de arquivos na nuvem, como fotografias, documentos escritos ou músicas.

A versão que está disponível para download gratuito permite que você guarde até 5 GB de informação no banco de dados dos desenvolvedores, sendo que o projeto ainda está na sua fase de testes — também conhecida como BETA.

Segundo os desenvolvedores do recurso, o foco do Tresorit é a segurança dos dados que você guarda através do sistema deles. Para isso, eles utilizam seguranças em camadas e todos os seus arquivos são criptografados automaticamente. Com isso, somente quem tiver a sua senha ou a sua permissão pode acessar e consultar estes dados.

Nossa opinião sobre o Tresorit:

Entre as várias características de Tresorit, uma das mais notáveis é a facilidade com que você pode manusear a ferramenta. Logo no início, a instalação é bem rápida, já que o programa é consideravelmente leve. Além disso, você precisa de poucos cliques para exportar os seus arquivos, de modo que qualquer pessoa consegue utilizar o software com eficiência.

A interface escolhida pelos desenvolvedores também é um ponto bastante positivo. Todas as janelas contam com recortes bem feitos e modernos, com cores vibrantes que chamam a atenção e dão charme ao programa. Além disso, as informações ficam bem divididas, resultando em um “ambiente” bastante intuitivo.

Caso você esteja em dúvidas por utilizar um software praticamente desconhecido, pode ficar tranquilo. O Tresorit realmente consegue mandar as suas pastas para a nuvem sem nenhum problema, sendo que o processo de trabalho dura apenas alguns segundos — ou seja, você não vai acabar com um programa inútil no PC.

Para melhorar, os convites enviados para que outras pessoas confiram os seus documentos realmente funciona, sendo que a pessoa precisa confirmar a identidade dela. E, se ela não tiver o programa no computador dela, o link de confirmação também serve para que ela baixe o software automaticamente.

Apesar dessas grandes qualidades, o fato de você não poder salvar arquivos únicos é muito chato. Por conta disso, você vai precisar criar pastas sempre que for exportar qualquer tipo de dado, de forma que tempo e paciência podem ser perdidos, característica que vai desanimar boa parte das pessoas.

Além disso, a ferramenta não pode ser acessada em uma versão para navegador, de maneira que ela não suporta utilização em vários lugares diferentes sem que você baixe o cliente. Com isso, ela não é tão prática quanto outras alternativas mais famosas, como o Dropbox ou o Google Drive — e essas opções são bem mais completas, oferecendo mais métodos de trabalho para você.

Contudo, o Tresorit é bastante útil, principalmente se você precisa realizar trabalhos extensos e em grupo ou se você simplesmente deseja salvar arquivos fora do seu computador, liberando memória no disco rígido, por exemplo. E é provável que a ferramenta melhore bastante em um futuro próximo, pois ela ainda está em fase de testes.

Fonte: Baixaki