Autor: Tim Greene
Mesmo aqueles que não gostam do Windows 8 devem considerar atualizar para o SO para ter mais segurança em relação aos sistemas operacionais mais antigos da Microsoft, diz a empresa. De acordo com o mais recente Relatório de Inteligência de Segurança da Microsoft, as máquinas que estão rodando Windows XP são seis vezes mais suscetíveis a serem infectadas que máquinas rodando Windows 8.
Os números brutos são de que 9,1 em cada 1000 máquinas com Windows XP precisam ser limpas contra contra 1,6 máquinas com Windows 8. A razão, a Microsoft diz, é que a tecnologia de prevenção de execução de dados (DEP) do Windows XP é ultrapassada e não aborda as ameaças modernas tão bem quando as defesas no Windows 8. “As pessoas descobriram como contornar a DEP”, diz Holly Stewart, gerente de programa do Centro de Proteção contra Malware da Microsoft.
A gigante de Redmond deixará de dar suporte ao Windows XP no ano que vem e tem incentivado os clientes a atualizarem para um sistema operacional mais recente. Em todo o mundo o Windows XP representa mais de 21% do mercado de sistemas operacionais, diz a Microsoft.
Não é apenas o Windows XP que tem problemas de infecção: máquinas com Windows 7 são três vezes mais suscetíveis a serem infectadas (5,5 por mil) que PCs com Windows 8. Além disso, máquinas com Windows XP também se deparam com mais malware que máquinas com Windows 8, com 16,3% dos PCs com Windows XP contra 12,4% das com Windows 8, diz o relatório. PCs com Windows 7 registram a taxa mais elevada de 19,1%.
A Microsoft coleta dados sobre os computadores com Windows por meio da sua ferramenta de busca Bing, contas Outlook.com e de usuários do Windows que concordaram em compartilhar dados sobre suas atividades com a empresa, somando tudo isso à informação sobre bilhões de transações na Internet.
Usuários Windows 8 têm mais segurança
Um dos grandes pontos para as vendas do Windows 8 é a sua segurança, parte da qual é fornecida por meio do antivírus Windows Defender. Especialistas em gestão de segurança da OPSWAT dizem que, apesar da integração do Windows Defender no novo sistema operacional, a maioria dos clientes executam softwares antivírus terceiros – 65% de usuários Windows 8 a partir de uma amostra de 840 monitorados pela OPSWAT. Menores porcentagens de usuários do Windows XP (9%) e usuários do Windows 7 (20%) também executam um software antivírus terceiro, diz a OPSWAT.
Leia Também:
– Hacker ganha US$ 100 mil da Microsoft por encontrar falhas no Windows
– Testes consideram antivírus Windows Defender ineficaz contra pragas novas
– Kaspersky lança antivírus multiplataforma para Windows, Mac e Android
Fonte: COMPUTERWORLD
Danilo Santos e a gente do XP?? hahaha
CurtirCurtir
Robson Crispim O meu XP só ta dando problema
CurtirCurtir
João Pedro Só está dando problema porque você não sabe mexer. Tenho um boot com 6 anos e roda liso.
CurtirCurtir
Robson Crispim João Pedro vai estudar criança
CurtirCurtir
Luiz Sérgio Gonçalves migrem, até que o win8 custe mais que o win 7.
CurtirCurtir
João Pedro Robson Crispim Vai aprender a utilizar um sistema operacional, filhão.
CurtirCurtir
Rafael Chereda talvez a Microsoft esteja forçando problemas no XP e 7 para que as pessoas comprem/mudem p Windows 8. Eu não duvidaria
CurtirCurtir
João Pedro Rafael Chereda Somente com atualizações, né? Eu também não duvido, na verdade eu nem instalo as atualizações.
CurtirCurtir
Rafael Chereda João Pedro isso mesmo.
CurtirCurtir
Robson Crispim Eu estou reaprendo animal.Eu fiquei um bom tempo usando MAC João Pedro
CurtirCurtir
João Pedro “Reaprendendo” “Eu usava mac” Depois a culpa é do sistema operacional. tsc tsc
CurtirCurtir
Robson Crispim Não vou gastar meu tempo com você
CurtirCurtir
João Pedro Geralmente eu nem perco tempo com gente estúpida, ainda mais pela internet, mas ok. Abç, flw.
CurtirCurtir
Root LF Eu nunca gostei de utilizar Windows, pela questão de segurança, até mesmo porque a própria Microsoft utiliza Linux/Unix em seus Servidores do Microsoft Windows, sinal que nem eles confiam no próprio Sistema que foi desenvolvido: Windows Server por exemplo.
MAS, essa questão da Segurança é relativo, pela jogada de Marketing da empresa, o Windows XP perderá suporte as atualizações do Sistema, assim “obrigando” os usuários a migrar para outras versões do Windows: e vão falar mesmo que o Novo Windows 8 ou 8.1 é seguro, assim como se for lançado num futuro próximo o Windows 9, vão falar que é mais seguro que todos os anteriores, eles prestam suporte sempre ao novo sistema, mesmo assim, seguro não é, mas também não é qualquer pessoa que consegue invadir um micro assim, depende muito de vários fatores, vulnerabilidades, dados armazenados na máquina de interesse do invasor entre outros.
CurtirCurtir
Emerson Almeida tão seguro q ainda tem bug do windows 2000 kk
CurtirCurtir
Reydson Barros João Pedro o mais correto seria instalar as atualizações… afinal, elas corrigem muitas das falhas de segurança e bugs, mas por outro lado, deixam o computador mais lento D: resumindo: ou você sai perdendo, ou sai perdendo ‘-‘
CurtirCurtir