segurancaAutor: Manoel Lemos

Em um artigo na Revista Info, o colunista Manoel Lemos, nos faz refletir sobre a alta vulnerabilidade que sofremos diante do mundo online. Isso significa que apesar de todos os cuidados com a segurança das nossas informações, é impossível ficar 100% protegido.

“O grande problema da segurança das informações é que de pouco adianta se partes de um todo estão seguras. No mundo conectado, o todo é composto de vários sistemas e serviços interligados e interdependentes”. Por essa razão, para Lemos não importa se você escolhe programas de ponta para manter a segurança, pois na maioria das vezes, seu computador poderá ter algum programa capturando informações ou imagens de sua tela e mandando para algum lugar.

Isso acontece de duas maneiras. Primeiro: ao abrir um email com um anexo estranho, visitar um site ou até mesmo através de um pen drive, algum programa espião pode ser instalado no seu computador sem que você perceba. Segundo: nada garante que quando você compra algum computador, ele já não foi infectado por um código malicioso de maneira deliberada ou por descuido.

Diante dessas questões, o que fazer para proteger as nossas informações no mundo virtual? Os recentes escândalos sobre espionagem, também já deixaram claro que a nossa vida online é monitorada diariamente quase – ou totalmente – sem o nosso consentimento. Lemos sugere uma solução: “É hora de fugir para as montanhas”.

Leia Também:

Chega a 1 mi número de malwares móveis e aplicativos de alto risco

Monte o pacote de segurança definitivo para seu PC, sem gastar nada!

Cresce o número de malwares com certificado digital legítimo, diz McAfee

Fonte: Revista Info