cnaAconteceu em Chicago, de 23 a 27 de setembro a reunião do Comitê TC 262 da ISO, responsável pelas normas internacionais de gestão de riscos. A reunião foi realizada nas instalações de um dos famosos arranha-céus da cidade, o prédio vermelho da CNA, empresa americana de seguro.

Participaram do encontro especialistas em gestão de riscos representantes de vários países como Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, Finlândia, México, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura, Suíça, Turquia, dentre outros.

Os participantes apreciaram os comentários enviados pelos países para a ISO TR 31004 – Guidance for the implementation of ISO 31000 e após correções editoriais, aprovaram para publicação, o que foi feito dia 11/10.

Outro importante assunto na pauta foi a discussão sobre a necessidade de revisão das normas ISO 31000 e ISO Guide 73 visto que em novembro faz 4 anos de sua publicação. A votação foi uma disputa acirrada, pois muitos países não viam necessidade de revisá-la neste momento visto a sua adequação e uso ainda inicial para harmonização dos conceitos de gestão de riscos em outras normas e padrões. Mas a maioria decidiu por revisá-la, neste caso definindo um escopo limitado para estas alterações contemplando apenas mudanças editoriais e alguns poucos conceitos que merecem melhores explicações ou esclarecimentos tais como a questão de o risco significar também oportunidade em casos de ganhos ou consequências positivas para os objetivos, melhor explicação sobre o uso de termos como apetite ao risco e tolerância a riscos, inclusão de um modelo de maturidade para a estrutura, necessidade de fortalecer a cultura de risco nas organizações e maior conexão entre gestão de riscos e desempenho da organização.

No Brasil, a Comissão de Gestão de Riscos da ABNT realizou no dia 15/10/2013, a reunião nacional no Rio de janeiro, com a proposta de iniciar a tradução do documento para que seja publicado também em português. O Comitê nacional aprovou também a criação de um novo grupo de trabalho para revisão simultânea da norma NBR ISO/IEC 31010 – Gestão de riscos — Técnicas para o processo de avaliação de riscos, em conjunto com o ISO PC 56 visto que esta norma também está em revisão pelo referido comitê internacional. Este grupo de trabalho nacional trabalhará em sintonia com outro grupo internacional do TC 262 que além do Brasil, é composto por membros do Canadá, México, França, China,  Austrália, Reino Unido e Nova Zelândia.

Finalmente, ficou aprovado também o envio para Consulta Nacional da norma ISO 22313 – Segurança da Sociedade – Diretrizes para Sistemas de Gestão de Continuidade de Negócios. Vale ressaltar que todas estas normas citadas possuem versão traduzidas em português, e que podem ser obtidas no site da ABNT: http://www.abntcatalogo.com.br/

As próximas reuniões da ISO acontecerão no ano que vem, em abril em Londres e em setembro em Istanbul, na Turquia. Interessados em colaborar com as normas de gestão de riscos participando do Comitê de Gestão de Riscos da ABNT devem enviar mensagem para o Coordenador Alberto Bastos, abastos@modulo.com.br

Leia Também:

O caminho para uma Gestão de Riscos mais efetiva – As novas versões da ISO 27001 e da ISO 27002

Pesquisa expõe novos riscos no uso do Dropbox

Novo documentário mostra riscos de enviar SMS e dirigir

Fonte: Modulo