copaO novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que irá a reforçar a segurança em Natal, durante a Copa do Mundo de 2014, foi apresentado nesta ultima semana pelo Governo do Estado. O espaço que deve começar a funcionar em dezembro deste ano, fica localizado dentro do Centro Administrativo estadual, no bairro de Lagoa Nova, nas proximidades do estádio Arena das Dunas.

O Centro Integrado vai concentrar todas as forças da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, com equipes das Polícias Federal, Militar, Civil, Guarda Municipal, Samu e Corpo de Bombeiros. E possui equipamentos que receberão imagens em tempo real de aproximadamente 300 câmeras de monitoramento em vários pontos da cidade.

De acordo com o Executivo potiguar, durante o Mundial os equipamentos vigiarão área de hotéis, o aeroporto, centros de treinamento e a Arena das Dunas. E depois disso, irão para pontos estratégicos ou locais que precisem de um reforço na segurança, como escolas e hospitais.

Vamos começar a operar em dezembro, quando chegam mais equipamentos de monitoramento e de sistemas de segurança”, disse o secretário de Segurança Pública do RN, Aldair da Rocha. O Centro já começará a funcionar com a transferência do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) para o espaço.

Os recursos e os equipamentos foram doados pelo Governo Federal, por meio de um convênio celebrado com Estado. Para operar o CICC, 32 servidores das forças citadas, especialistas em engenharia civil e elétrica e brigada de incêndio serão treinados entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro.

Segundo a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), “O mais importante é dizer que toda essa estrutura ficará para nós depois da Copa. Será um dos legados deixados pelo Mundial. Cada uma dessas câmeras corresponde a uma guarnição, cobrindo a área de quatro policiais. Será um avanço para a segurança do Estado”,disse.

Leia Também:

Verba para defesa cibernética foi reduzida

Agentes da CIA conseguem atuar livremente no Brasil

O dever de casa para a Olimpíada de 2016

Fonte: Módulo