lookout_abre2-435pxAutor: Armando Rodriguez, TechHive

Smartphones são um verdadeiro baú do tesouro com informações pessoais, e se você for descuidado não demora muito para que malfeitores consigam colocar as mãos em todos estes dados. Proteger o aparelho com uma senha é uma forma de se precaver contra ataques no mundo real, mas você também precisa ficar de olho em apps sorrateiros que estejam atrás de suas informações. O Lookout Security & Antivirus (Antivirus e Segurança |Lookout) é um app que o ajuda a defender seu aparelho contra todos os tipos de malfeitores, mas você terá de pagar alguns dólares por mês se quiser proteção realmente completa.

O Lookout está disponível gratuitamente no Google Play, e você pode usá-lo tanto com uma conta gratuita quanto uma conta Premium. A gratuita lhe dá acesso aos recursos básicos, como um antivírus e a capacidade de localizar seu aparelho remotamente.

Se você pagar US$ 3 mensais terá acesso a um “conselheiro de privacidade” que lhe mostra a quais informações cada app tem acesso. É como uma versão simplificada da janela de permissões que o Android mostra sempre que um app é instalado, mas as informações são apresentadas de uma forma que é mais fácil compreender. O Lookout Premium também lhe dá uma ferramenta de navegação segura, que avisa se você tentar acessar um site malicioso com o navegador de seu smartphone.

O antivírus do Lookout é executado automaticamente sempre que um novo app é instalado, e você pode configurá-lo para realizar varreduras automáticas em horários pré-determinados ou iniciar uma manualmente. De acordo com dados do AV-Test, um respeitado laboratório independente que testa produtos antivírus, o Lookout foi capaz de detectar 99% das ameaças às quais foi submetido.

É um bom resultado em comparação a outros apps de segurança para Android, e o quarto melhor em um ranking de aplicativos de segurança. Em todos os anos desde comecei a usar o Lookout, nunca vi o app alertar sobre algum malware em meu smartphone. Se você seguir precauções básicas (só instalar apps via Google Play, evitar apps piratas, etc) tem mais chances de encontrar um app que tenta violar sua privacidade do que uma ameaça real, como um trojan.

Uma desvantagem em deixar o Lookout rodar sempre que você instala um app é que isso pode deixar o smartphone mais lento, especialmente se você está instalado ou atualizando vários apps de uma vez só e não usa um aparelho dos mais poderosos. Deixar o programa rodando em segundo plano não pareceu ter um impacto negativo na autonomia de bateria, mas se você realmente se preocupa com isso pode desativar este comportamento na tela de configurações do app.

Mesmo que você decida não pagar por uma conta Premium, o Lookout vale a pena por sua capacidade de localizar remotamente um smartphone. Basta fazer o login em lookout.com para ver a posição de seu aparelho em um mapa e até mesmo fazê-lo “gritar” para tornar mais fácil localizá-lo. O app também pode disparar um “sinalizador”, um e-mail com sua última localização conhecida caso a bateria comece a ficar fraca. Infelizmente os dois recursos mais úteis, que permitem bloquear remotamente um aparelho ou apagar todo o conteúdo de sua memória, são reservados para os usuários Premium.

A proteção oferecida pela versão gratuita do Lookout é básica, mas pode ser o suficiente para oferecer paz de espírito aos usuários. O app é uma boa escolha para famílias, já que é possível usar uma única conta para rastrear e gerenciar múltiplos aparelhos de uma só vez.

Leia Também:

Brasil registra 30 milhões de ciberataques no 1° semestre, diz Kaspersky

Android recebeu mais de 520 novas variantes malware no primeiro semestre

Dica: Como alterar a senha de um volume criptografado no Mac OS X

Fonte: PCWORLD