andyAutor: Camilo Rocha

Ativista digital defende políticas de segurança para a internet desde os anos 80, e é co-autor do livro Cypherpunks, de Julian Assange, que defende a criptografia

É possível ter um sistema de criptografia totalmente à prova de espionagem?
A criptografia é o melhor método de proteção, entretanto ela depende de um ambiente seguro. O que sabemos dos esforços da NSA e de outras agências é que elas não “quebram” a encriptação, mas a driblam, usando softwares que roubam dados antes que sejam encriptados.

Muitos veem a criptografia como atividade clandestina ou ilegal. Mas é algo que é usada por todo tipo de negócios, certo?
É a base para todo o comércio eletrônico, usada em atividades como compras e pagamentos seguros. É por isso que as revelações sobre um amplo ataque em sistemas de criptografia, autoridades de certificação e ferramentas criptográficas por parte da NSA têm impacto em muitas áreas.

Um cidadão comum pode usar criptografia?
Há ferramentas para navegação anônima, como o Tor Browser Bundle; e encriptação de e-mail, como GPG, que são muito fáceis de usar. A utilização da criptografia é proibida apenas em alguns países autoritários.

Leia Também:

Petrobras pode ter ignorado oferta de criptografia nacional

Dica: Como alterar a senha de um volume criptografado no Mac OS X

Google reforça criptografia para dificultar espionagem

Fonte: Estadão