celebridadesperigosas2013_435Sim, é aquela época do ano de novo! A empresa de segurança McAfee acaba de revelar sua lista anual das celebridades mais perigosas da Internet. Esses famosos podem não ser uma ameaça pessoalmente, mas se você clicar no link errado ao buscar por essas estrelas, pode acabar caindo em tentativas de phishing, downloads direcionados, e scareware.

No ano passado, o top 10 da McAfee trazia apenas mulheres, incluindo nomes como Emma Watson, Megan Fox, e Jessica Biel. Em 2013, as ameaças ainda são femininas em sua maioria, mas um homem conseguiu entrar na lista.

Segundo a empresa de segurança, a atriz Lily Collins, filha do cantor Phil Collins e estrela de “Mirror, Mirror” e “The Mortal Instruments: City of Bones” é a celebridade mais perigosa da web em 2013. Ao buscar pela atriz inglesa, você tem mais de 14,5% chances de acabar em um site malicioso.

No entanto, nem todas as buscas maliciosas são criadas de maneira igual. Se você realmente quiser arriscar o bem-estar do seu computador ou aparelho móvel, basta buscar por “Lily Collins and free downloads”, “Lily Collins and nude pictures”, ou “Lilly Collins and fakes”. Esses são alguns dos termos de buscas que tem mais chances de infectar seus aparelhos ou te levar para um site que tente obter suas informações pessoais, aponta a McAfee.

Na verdade, a pior coisa que você pode fazer é adicionar o termo “free downloads” em qualquer busca. Essa simples frase pode te ajudar a conseguir um toque de celular gratuito, mas também é o termo de busca mais suscetível a trazer vírus por uma boa margem, de acordo com a empresa de segurança.

Para ficar em primeiro, Lily Collins precisou destronar a líder do ano passado, a atriz Emma Watson, da franquia “Harry Potter”. O restante do top 10 de 2013 inclui Avril Lavigne, Sandra Bullock, Kathy Griffin, Zoe Saldana, Katy Perry, Britney Spears, o ator Jon Hamm, a modelo brasileira Adriana Lima, e Emma Roberts.

Astro da série “Mad Men”, Hamm é o único homem do top 10, seguido de perto por Justin Timberlake e Patrick Dempsey, que ficaram com os número 12 e 13 da lista, respectivamente. A lista completa pode ser acessada no site da McAfee.

Mudança no top 10

Nenhuma das 10 celebridades mais perigosas de 2012 aparece na lista mais recente da McAfee. Mais notavelmente, as atrizes Cameron Diaz e Jessica Biel saíram do topo 10 após um longo reinado nessa zona de perigo.

Leia Também:

Dica: Como usar rede Wi-Fi com segurança

Dica: Como usar o AVG PrivacyFix e proteger seus dados no Facebook e no Google

Dispositivos a Salvo – Parte 1/3 – Kaspersky Mobile Security

Fonte: IDG NoW!