O Dropbox dá uma “espiada” em alguns tipos de arquivos que são colocados no serviços. Isso é normal, segundo o serviço de armazenamento. A revelação aconteceu após um teste do serviço descobrir que vários arquivos “.doc” eram abertos após serem enviados para o Dropbox.
O comportamento do Dropbox foi detectado por meio do HoneyDocs, um serviço baseado na web que cria um log mostrando quando e onde um documento foi aberto, segundo um post da WNC InfoSec. Dos arquivos enviados para o Dropbox no teste, apenas os documentos “.doc” foram abertos, de acordo com a WNC.
Mas e aí?
“Então agora estou curioso”, diz a WNC InfoSec. “Os arquivos estão sendo acesso para propósitos de duplicação ou possível busca por malware? Caso sim, então por que os outros tipos de arquivos não são abertos?” Apesar do comportamento estranho, a explicação é simples. O que a WNC InfoSec descobriu usando o HoneyDocs é um processamento backend automatizado que o Dropbox realiza em determinados tipos de arquivos.
O Dropbox permite aos usuários visualizarem previews de alguns tipos de arquivos, incluindo os “.doc”, mas para isso é preciso criar um preview desses documentos, segundo uma porta-voz do Dropbox. Para fazer isso, o documento precisa ser aberto. De acordo com o site do Dropbox, os usuários podem abrir documentos Word, PowerPoint, PDC e arquivos de texto diretamente em seus navegadores, que evita que precisem ter determinados programas instalados em seus computadores.
Mesmo assim, o comportamento pode deixar algumas pessoas nervosas. Especialistas em segurança geralmente recomendam que, para uma maior privacidade, os usuários devem criptografar os arquivos antes de enviá-los para serviços de armazenamento na web.
O Dropbox permite apenas que um número muito pequeno de seus funcionários tenha acesso aos dados dos usuários. Sua equipe de suporte técnico pode em alguns casos ter acesso aos meta-dados de um arquivo, ou aos dados identificando um arquivo em vez de seu conteúdo. “Nós temos políticas estritas e controles de acesso técnico que proíbem os funcionários de acessar, exceto em circunstâncias raras”, segundo a política do serviço.
Leia Também:
– Dica: Proteja seus arquivos no Dropbox com o BoxCryptor
– Pesquisa expõe novos riscos no uso do Dropbox
– Dropbox “entrega” ladrão de iPhone e vítima cria Tumblr com fotos
Fonte: IDG NoW!
Diego Bernardes – nunca confiei n dropbox.. mais de qualquer forma se não fosse nada demais nao teriam mexido
CurtirCurtir
André Nogueira – Concordo…
CurtirCurtir
Roger Souza – ta feia a coisa
CurtirCurtir
Fabiano Damasceno • Segue a regra, arquivos importantes não podem ir para nuvem….
CurtirCurtir
Concordo contigo amigo… Abraços
CurtirCurtir
Danilo Marcus • Verdade! Na Internet, nada está seguro, pelo menos não 100%.
CurtirCurtir
Francis Developer • Se quer manter arquivos importantes sincronizados em nuvem, então que gaste para manter a própria.
CurtirCurtir
Bruno Dantas de Sousa • Qualquer arquivo colocado na nuvem de terceiros é monitorado, sem duvidas!
CurtirCurtir
Francis Developer • Em toda empresa que trabalhei, de pequeno e médio porte, eles possuem servidores replicadores, mas mesmo assim continuam compartilhando arquivos, planilhas e até mesmo bancos de dados em nuvem. Uma empresa dessas não pode reclamar de segurança. [ironia]
CurtirCurtir
Ranieri Slemer • Na verdade arquivos importantes não podem estar em serviços gratuitos de nuvem, pois esta possibilidade de acesso está no contrato que se aceita ao utilizar estes serviços.
Nuvem por si só não é mais, nem menos segura, tudo depende da instalação que a empresa tem.
Agora com certeza, um serviço compartilhado tem um custo menor que um serviço proprietário, quando comparamos coisas iguais e nível de segurança igual.
CurtirCurtir
Rodrigo Lopes • Isso é óbvio mas violação de privacidade. Os USA fazem isso com frequência em grande escala.
CurtirCurtir