Autor: Ramon Cardoso

Nesta dica, você vai aprender como limitar o acesso de Endereços MACs não autorizados a uma rede. O procedimento é muito útil para garantir que apenas dispositivos conhecidos utilizarão a sua conexão de Internet.

Antes de qualquer coisa, você vai precisar do IP de acesso ao seu roteador e dos dados de nome de usuário e senha. Nesta dica, o roteador utilizado é da marca TP-Link, que geralmente utiliza o endereço 192.168.1.1.

Passo 1. Abra um navegador e digite o endereço do seu roteador. Caso não saiba, acesse o prompt de comando, digite “ipconfig” e aperte “Enter”;

Passo 2. Na janela que se abrir, digite o nome de usuário e a senha do roteador

Acessando o menu do roteador (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Acessando o menu do roteador (Foto: Reprodução)

Passo 3. No menu do roteador, clique na opção “Wireless” e, em seguida, em “Wireless MAC Filtering”;

Passo 4. Agora, marque a opção “Enable” para ativar o filtro MAC e altere a regra para “Allow”, para permitir o acesso apenas de estações que tenham o endereço cadastrado;

Opções de rede sem fio do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Opções de rede sem fio do roteador TP-Link (Foto: Reprodução)

Passo 5. Para cadastrar um novo endereço MAC, clique em “Add new” e preencha os campos “MAC Address”, com o número do endereço MAC, e “Description”, com a identificação da estação (ex.: PC Ramon, Cel Ramon etc.);

Cadastrando um novo Endereço MAC (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Cadastrando um novo Endereço MAC (Foto: Reprodução)

Passo 6. Cadastre quantos endereços desejar e clique em “Save” para guardar as informações. Caso não saiba o Endereço MAC do dispositivo que deseja cadastrar, veja como descobrir o Endereço Físico do meu computador.

É importante lembrar que os passos acima foram criados com base num roteador da marca TP-Link. Entretanto, vários outros modelos de roteador possuem a opção de Filtro MAC, com menus e termos semelhantes aos usados aqui.

Leia Também:

Como saber se alguém está roubando seu Wi-fi?

Ministério da Defesa vai investigar backdoors em equipamentos de rede

Pesquisadores demonstram possível ataque IPv6 contra PCs com Windows 8

Fonte: Techtudo