cameraImagine você saindo do banho e enquanto se troca em seu quarto do outro lado alguém te olhando o tempo todo. A Webcam do seu computador permite que você faça chamadas de vídeo para os amigos, parentes ou uma reunião de videoconferência, mas essas mesmas câmeras também podem ser usadas sem o seu conhecimento. Sob certas circunstâncias, os atacantes podem explorar a sua webcam e ver você.

O quanto Isso pode ser perigoso?

Hoje é muito comum em uma residência cada um ter o seu próprio computador ou tablets, como também é comum estes equipamentos permanecerem ligados o dia todo, imagine você saindo do banho e enquanto se troca em seu quarto do outro lado alguém te olhando o tempo todo. Imagine alguém cronometrando o período em que não tem ninguém em sua casa ou identificando objetos de valor que você possui para posteriormente planejar um assalto.

Como o acesso é feito?

Depois de ganhar acesso ao seu computador através de um Trojan que permite total controle do seu computador o atacante pode ligar sua webcam a qualquer momento ou ouvir o áudio do microfone do computador

Como Proceder?

Para que um atacante acesse sua webcam, a mesma deve estar ligada para transmitir uma imagem. Se você quer saber se alguém está te espionando verifique se a luz da câmera está ligada, geralmente todas webcams têm uma luz que se acende quando a webcam está ativada.

Como se proteger?

Quando não estiver usando a webcam cubra a lente com um pequeno pedaço de fita preta. Algumas webcams embutidas são projetadas com tampas de proteção que podem ser aberta ou fechada manualmente. Se você utiliza uma webcam externa desconecte sempre que terminar de usá-la.

Atualize seu antivírus regularmente. Os hackers podem instalar códigos que lhes dão acesso a sua webcam. Ela pode vir na forma de um anexo de e-mail, ou programado em um Myspace ou aplicativo do Facebook. Qualquer download pode ter, potencialmente, malware, spyware ou adware anexo, tenha certeza de manter seu antivírus atualizado em todos os momentos.

Leia Também:

Brasil precisa de um marco regulatório para crimes eletrônicos

PF acredita que os crimes eletrônicos serão punidos com rigor

Brasileiro duvida da eficácia da lei de crimes cibernéticos

Fonte: Crimes Pela Internet