virus03Autor: Lincoln Spector, PCWorld EUA

Continuação do post anterior – 8 Dicas de como limpar um PC infectado por malware – Parte 2/3

6. Peça uma segunda opinião

Quando a primeira varredura terminar roda uma outra com uma ferramenta diferente. Assim você poderá dormir sossegado se ambas disserem que seu PC está limpo.

7. Use o Linux como linha de defesa

O modo de segurança pode não ser o suficiente para impedir a ação dos malware mais sofisticados. Se você ainda tiver problemas após múltiplas varreduras em modo de segurança, terá de ignorar o Windows e evitar “dar boot” na máquina a partir do HD interno. A solução é criar um CD ou pendrive “bootável” com um utilitário antivírus baseado em Linux.

Você não precisa conhecer nada de Linux para fazer isso. Mas novamente precisará de uma conexão à internet para atualizar as definições do antivírus. O primeiro passo é baixar um scanner “bootável”, como o Kaspersky Rescue Disk 10, que é distribuído na forma de um arquivo .ISO. Esse arquivo deve ser gravado em um CD, criando um disco de boot para seu PC. No Windows 7 basta dar um duplo-clique no arquivo .ISO e seguir as instruções. No Windows 8 clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção Gravar imagem de disco. Em versões anteriores do Windows você terá de usar um utilitário para gravar o CD, como excelente (e gratuito) ImgBurn.

Kaspersky Rescue Disk: interface simples, similar à do Windows
Kaspersky Rescue Disk: interface simples, similar à do Windows

O Kaspersky Rescue Disk tem uma interface similar à do Windows, então você irá se sentir “em casa”. Mas é preciso ter cuidado ao configurar a varredura, já que o programa não atualiza suas definições automaticamente. Para fazer isso clique na aba Update Center e clique em Start Update. Depois da atualização volte à aba Objects Scan, clique em Settings e coloque o nível de segurança na posição máxima. Certifique-se de que todos os seus HDs estão marcados antes de começar a varredura, e vá tomar um café ou assistir a um filme. Também é possível rodar o Kaspersky Rescue Disk a partir de um pendrive em vez de um CD. Para isso você precisará da ferramenta Utility to record Kaspersky Rescue Disk 10 to USB devices. Coloque-a na mesma pasta que o arquivo .ISO, dê dois cliques para executá-la e siga as instruções.

Já o F-Secure Rescue CD não é tão amigável quanto o programa da Kaspersky. Na verdade, pode acabar te lembrando dos velhos tempos do DOS, mas ele funciona. Não se assuste com o alerta em vermelho dizendo: “If a Windows system file is infected, the computer may not restart”. (“Se um arquivo de sistema do Windows estiver infectado, o computador pode não reiniciar”). Nunca soube de um PC que não reiniciou corretamente após uma varredura com o utilitário da F-Secure, e suspeito que as chances de que isso ocorra são pequenas. E de qualquer forma, se um malware conseguir infectar um arquivo de sistema crucial ao Windows uma reinstalação do sistema será a única opção.

F-Secure Rescue CD: não é bonito, mas funciona bem
F-Secure Rescue CD: não é bonito, mas funciona bem

O F-Secure Rescue CD tem uma interface básica em modo texto que não é nada atraente. Mas ao contrário da ferramenta da Kaspersky ele atualiza suas definições automaticamente (se encontrar uma conexão à internet) e começa uma varredura completa quase que imediatamente. Você só precisa aceitar a licença. O F-Secure não tem um utilitário especial para instalação em um pendrive, mas você pode fazer isso usando o Universal USB Installer. Na janela do programa, no menu abaixo de Step 1, você irá encontrar o F-Secure Rescue CD quase no final da lista.

8. Seu PC está limpo? Então proteja-o!

Depois que seu PC estiver limpo, reinicie o Windows normalmente e desinstale seu “velho” antivírus, já que ele foi comprometido. Depois reinstale-o e atualize as definições ou, se tiver perdido a confiança nele, instale um concorrente. E não deixe um incidente de abalar, continue investindo tempo e esforço na proteção de seu PC. Quando o assunto é malware, um byte de prevenção vale por um terabyte de cura.

Espero que tenham gostado dessas 8 Dicas de como limpar um PC infectado por malware. Caso queiram algum outro post sobre DICAS e TUTORIAIS sobre Segurança da Informação, me escrevam!!!

Veja Também:

Brasil cria, em média, cerca de 40 malwares por dia

Malware “MulheresPerdidas” infecta Chrome e rouba informações de usuários

Crackers usam serviços de hospedagem na nuvem para disseminar malware

Fonte: PC World